Artistas Crônica Mendes e Renan Inquérito, de Hortolândia, concorrem em importantes premiações de música e cultura


Rapper Crônica Mendes foi indicado no 8º Prêmio Profissionais da Música, na categoria Hip Hop Masculino – Sudeste/Sul; já o músico e poeta Renan Inquérito é um dos finalistas do Prêmio Governador do Estado com o projeto Parada Poética  

A arte e a cultura de Hortolândia conquistam reconhecimento em âmbitos estadual e nacional. O rapper Crônica Mendes e o músico Renan Inquérito foram indicados em duas importantes premiações artístico-musicais.

Crônica Mendes é um dos concorrentes do 8º Prêmio Profissionais da Música. O rapper de Hortolândia foi indicado na categoria Hip Hop Masculino – Regiões Sudeste/Sul. São premiados artistas e profissionais do setor de música em nível nacional. A premiação é realizada pela associação Academia dos Profissionais da Música do Brasil, sediada em Brasília (Distrito Federal). Inicialmente, o prêmio teve edições anuais de 2015 a 2019. A partir da 6ª edição, passou a ser bienal.

Para o rapper, a indicação é um momento de satisfação. “Recebo com alegria imensa essa boa notícia. Para mim, a indicação não é só pelo meu trabalho. É um reconhecimento ao rap nacional. Isso abre uma janela para que outros artistas do gênero também possam conquistar esse reconhecimento por seus trabalhos. A indicação ao prêmio mostra que por meio da arte podemos mudar o futuro”, festeja o artista.

A premiação é feita por meio de votação popular. De acordo com o rapper, a primeira etapa de votação já foi encerrada e está em análise pelo conselho sensorial da premiação. A segunda etapa de votação, também por meio de voto popular, está prevista para ser aberta em dezembro. Esta não é a primeira vez que Crônica Mendes concorre ao prêmio. Em 2022, ele já havia sido indicado na categoria Conjunto da Obra.

CRÔNICA MENDES

Nascido em Hortolândia, o artista é um dos principais nomes do rap/hip hop do Brasil. Iniciou sua carreira com o conhecido rapper Gog, no ano 2000. Cinco anos depois, formou o grupo A Família, cuja uma das músicas mais conhecidas é “Castelo de madeira”, de autoria do rapper. Em 2013, Crônica Mendes iniciou carreira solo. Atualmente, o artista está em turnê do seu mais recente disco, “Mais de uma tribo”. No show, Crônica Mendes comemora os 20 anos da música “Castelo de madeira”.

Ele é também conhecido por ser o anfitrião do evento Batalhas, Rimas e Conhecimento, promovido desde 2022 pela Prefeitura de Hortolândia. Por meio do evento, a Prefeitura valoriza e incentiva a prática das batalhas de rima que são frequentes em várias regiões da cidade, com a participação de dezenas de jovens. Ao longo de suas edições, a batalha já recebeu artistas consagrados como Edi Rock, integrante dos Racionais MC’s, Ndee Naldinho, Bivolt e Nego Max.

PARADA POÉTICA

Outro artista cuja trajetória artístico-musical está ligada a Hortolândia é o rapper e poeta Renan Inquérito. O músico é um dos finalistas da edição deste ano do Prêmio Governador do Estado. Renan é um dos finalistas na categoria Incentivo à Leitura com o seu projeto Parada Poética. Confira a lista de indicados, inclusive à categoria na qual Renan Inquérito concorre, neste LINK.

Renan comemora a sua indicação. “Eu me sinto honrado em ser indicado nesse prêmio, na categoria ‘Incentivo a Leitura’, ainda mais por meio da Parada Poética, projeto que criei há 12 anos atrás, de forma despretensiosa. Nem sabia que chegaria tão longe, que atingiria tanta gente pelo Brasil afora. Eu quis fomentar a literatura em mim e acabei fomentando na cidade, no estado, no país”, destaca o artista.

De acordo com informações do governo estadual, o prêmio tem 13 categorias. Os vencedores, exceto na categoria Instituição Cultural, receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 35,5 mil, além de troféu. O prêmio foi instituído em 1986 e se destaca como a mais prestigiosa distinção cultural do Estado de São Paulo, sendo também a maior em âmbito estadual no Brasil. São premiados profissionais em diversas áreas culturais como cinema, teatro, música e literatura.

O QUE É O SARAU PARADA POÉTICA?

O sarau Parada Poética, promovido pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com Renan Inquérito, é um evento mensal que abre espaço para as pessoas recitarem poesias. O objetivo é democratizar o acesso da população à arte e à cultura.

O sarau tem microfone aberto para quem quiser declamar versos ou textos literários de autoria própria ou de autores brasileiros ou internacionais. Para participar, é só comparecer no dia. O sarau acontece na área externa do prédio da antiga e histórica Estação Jacuba, que foi restaurado e reinaugurado pela Prefeitura, em 2014, e que atualmente abriga o Museu Municipal Estação Jacuba, órgão da Secretaria de Cultura.

Renan Inquérito, idealizador do sarau, é o anfitrião que dá as calorosas boas-vindas ao público. O evento conta ainda com a participação do DJ Viny Blanco, que anima o público com os sons e as batidas empolgantes dos seus toca-discos. Além de nutrir a alma e a cabeça com muita poesia, o público pode matar a fome e a sede na área de alimentação com food trucks.

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, se tornando um evento de referência em cidades da região. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.A primeira edição do sarau “Parada Poética” em Hortolândia foi em 2022 com participação do líder do grupo Teatro Mágico, Fernando Anitelli. Desde então, o evento tem ocorrido de forma fixa na cidade. Neste ano, o evento já recebeu artistas renomados, como Emicida, que lotou o espaço do Museu Estação Jacuba, a cantora e compositora Roberta Campos e a escritora e poetisa Elisa Lucinda.



Prefeitura Municipal de Hortolândia