A Stellantis iniciou oficialmente a produção do novo Jeep Compass em sua fábrica de Melfi, na Itália. A terceira geração do SUV estreia uma nova base técnica — a plataforma STLA Medium — e será oferecida com três tipos de propulsão eletrificada: híbrido leve (e-Hybrid), híbrido plug-in (4xe) e 100% elétrico (BEV).
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29), embora as fotos divulgadas pela marca indiquem que a montagem em série começou alguns dias antes, entre 22 e 23 de outubro. A planta de Melfi, que desde 2014 produz modelos da Jeep para o mercado europeu, volta a ser peça-chave na estratégia global de eletrificação do grupo Stellantis.
Foto de: Stellantis
O Compass elétrico será lançado inicialmente com tração dianteira, motor de 157 kW (214 cv) e bateria de 74 kWh, o mesmo conjunto utilizado por outros modelos baseados na STLA Medium. Uma variante com tração integral e 276 kW (375 cv) está prevista para chegar depois, superando o desempenho dos Peugeot E-3008 e E-5008 elétricos.
Segundo a Jeep, o modelo pode alcançar até 650 km de autonomia (ciclo WLTP, conforme a configuração). O design aerodinâmico, com coeficiente de arrasto de 0,29, contribui para a eficiência sem comprometer o espaço interno. A marca também manteve a vocação off-road do SUV, com mais de 200 mm de altura livre do solo, ângulos aprimorados de entrada e saída e capacidade de atravessar até 480 mm de água.

Foto de: Stellantis
A fábrica de Melfi foi adaptada para atender à estratégia multi-energia da Stellantis. Sua linha de montagem ultraflexível pode alternar rapidamente entre diferentes tipos de propulsão e até converter toda a produção para 100% veículos elétricos conforme a demanda.
Além da versatilidade, a unidade italiana tem forte compromisso ambiental. O complexo utiliza processos de pintura menos poluentes, aquecimento eficiente e geração de energia a partir de fontes solar, eólica e biometano. A meta é alcançar 54 MW de energia renovável, o equivalente a 70% da necessidade total da planta, até 2030.

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Fonte: Stellantis
O novo Compass será exportado para 60 países, incluindo Europa, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, e promete se tornar o SUV global mais difundido da marca. Segundo a Jeep, a nova geração “marca um novo capítulo” ao unir design italiano, engenharia avançada e eletrificação completa.
Com o início da produção das versões elétrica e híbrida leve, o Compass reforça o papel da Jeep na transição para a mobilidade elétrica dentro da Stellantis. A fábrica de Melfi também abrigará os futuros Lancia Gamma e um novo SUV da Opel, todos derivados da plataforma STLA Medium.








