Hortolândia conquista título de “Cidade Árvore do Mundo” pela terceira vez
Selo reconhece ações realizadas pela Prefeitura e pela população para tornar a cidade mais verde, agradável e sustentável
Pela terceira vez, Hortolândia conquistou o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido, neste ano, a 210 cidades em 24 países pelo Programa “Tree Cities of the World” (“Cidades Árvores do Mundo”, em tradução livre para o português). O título representa um reconhecimento público, internacional, em razão da realização de ações e políticas públicas alinhadas às metas globais de preservação do meio ambiente, de arborização e de promoção da sustentabilidade, implementadas na cidade. O Programa é realizado pela Fundação “Arbor Day” (Fundação “Dia da Árvore”) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
A cidade ganhou o título pela primeira vez em março de 2022, sendo novamente agraciada em 2023. Além disso, em outubro de 2023, Hortolândia recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores”, concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, durante o 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana. Em outubro de 2022, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, foram a Washington-DC, nos Estados Unidos, participar do “Fórum Tree Cities of the World”, que acontece anualmente, reunindo os agraciados com o título. Neste ano, o anúncio da conquista foi enviado à Prefeitura pelos organizadores na tarde da última quinta-feira (06/03).


“Gostaríamos de parabenizar Hortolândia por mais uma vez ser reconhecida como uma Cidade Árvore do Mundo. Em nome da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, agradecemos por seu compromisso contínuo em criar uma cidade saudável para todos os seus vizinhos, investindo no plantio e manutenção de árvores”, afirmou Equipe “Tree Cities of the World”, em colaboração com os líderes do programa nacional, na mensagem.
Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o reconhecimento internacional reforça o compromisso de Hortolândia com o meio ambiente e a sustentabilidade. “Esse trabalho é fruto do esforço conjunto entre a Prefeitura, a iniciativa privada e, principalmente, a nossa população, que abraçou essa causa e tem contribuído ativamente para tornar Hortolândia uma referência em sustentabilidade. Nosso compromisso com o meio ambiente vai muito além do plantio de árvores. Estamos investindo na recuperação de nascentes, no fortalecimento do saneamento básico e na implementação de novas políticas de limpeza urbana, como a varrição mecanizada e a instalação de contêineres. Além disso, disponibilizamos ferramentas digitais para facilitar a solicitação de plantio e poda de árvores, garantindo que a cidade continue crescendo de forma equilibrada e sustentável. Seguimos firmes no propósito de preparar Hortolândia para os próximos 30 anos, sempre pensando no bem-estar da população e na preservação dos nossos recursos naturais. Esse reconhecimento internacional é apenas mais um passo na construção de uma cidade inteligente, sustentável e preparada para os desafios do futuro”, ponderou o prefeito.
Avanços na área ambiental
Ano a ano, a cidade tem avançado nas ações de arborização urbana, ultrapassando as 80 mil mudas plantadas nos últimos quatro anos, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Confira a quantidade de árvores plantadas em Hortolândia:
36.823 mudas – de 2021 a 2022;
29.446 mudas – em 2023;
14.341 mudas – em 2024.
Total: 80.610 mudas


Critérios para a premiação:
Para ser reconhecido pelo programa “Tree Cities of the World”, o município precisou observar cinco padrões principais, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Confira abaixo como eles foram atendidos:
PADRÃO 01: Estabelecer Responsabilidade
Hortolândia possui na estrutura da Administração Pública a Secretaria Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
PADRÃO 02: Definir as regras
Publicação do Guia de Arborização Urbana e da Lei Municipal específica para Manejo da Arborização Urbana
PADRÃO 03: Saber o que você tem
Hortolândia possui um Plano de Arborização Urbana
PADRÃO 04: Alocar Recursos
A cidade possui orçamento anual dedicado à implementação rotineira do plano de manejo das árvores
PADRÃO 05: Comemorar as Conquistas
A cidade realiza celebração anual das árvores para conscientizar os moradores e reconhecer os cidadãos e funcionários que realizam o programa de árvores da cidade
Investindo na arborização urbana
Hortolândia vive um processo de urbanização acelerada e teve um crescimento populacional significativo na última década, quando a população pulou de cerca de 193 mil para 236,6 mil pessoas. Daí a grande importância de o Poder Público investir cada vez mais em projetos de plantio e manutenção de árvores e reconhecer a importância das áreas verdes. É que, por meio da arborização urbana, ao criar e manter suas áreas verdes, a cidade transforma o ambiente e melhora a qualidade de vida dos habitantes humanos e de outras espécies.
“Hortolândia é uma cidade jovem com desenvolvimento econômico e urbano acelerado. O plantio de árvores faz parte das metas prioritárias da Administração Municipal. O objetivo é proteger o solo, atrair a fauna, cuidar da estética urbana e melhorar a qualidade do ar, refletindo consequentemente na qualidade de vida dos moradores”, ressaltou a secretária Eliane Nascimento.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Hortolândia está no caminho certo para se tornar um modelo de sustentabilidade urbana na região, ao combinar planejamento, participação comunitária e políticas públicas eficazes.
Além das ações regulares de plantio, a Administração Municipal disponibiliza à comunidade serviços de poda e corte de árvores, que podem ser acessados pelo Portal da Prefeitura. Há também, permanentemente, serviços de Educação Ambiental, para levar aos moradores de Hortolândia informações sobre os cuidados com o meio ambiente. As equipes atuam por meio de palestras, visitas porta a porta e ações de sensibilização nos bairros e em eventos.
Viveiro Municipal
Outro equipamento importante é o Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Adventista Campineiro, onde são produzidas mudas de árvores, disponibilizadas para toda a população, via “Plantio Online”. Seja por meio do site, seja pessoalmente, o munícipe pode solicitar, gratuitamente, o plantio de árvores, escolhendo uma entre as 22 espécies arbóreas disponíveis em calçadas com e sem fiação. O munícipe também pode, a cada dois meses, retirar gratuitamente uma muda de árvore e 40 quilos de adubo orgânico, desde que leve comprovante de endereço, documento com foto e um recipiente (saco ou balde) para transportar o material orgânico. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.
