Internacional

Trump diz que interrompeu negociações com Canadá após vídeo em que Reagan critica tarifas


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que interrompeu todas as negociações comerciais com o Canadá após a veiculação do que ele chamou de uma propaganda mentirosa na qual o ex-presidente Ronald Reagan aparece falando mal de tarifas comerciais.

“Eles só fizeram isso para interferir na decisão da Superma Corte e de outros tribunais”, escreveu Trump no Truth Social. “Com base em seu comportamento ultrajante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS”.

O premiê (equivalente a governador) de Ontário, Doug Ford, disse no início desta semana que o anúncio, com uma mensagem contrária a tarifas, havia chamado a atenção de Trump. O vídeo mostra Reagan, um republicano, criticando tarifas sobre produtos estrangeiros e dizendo que elas causam perda de empregos e guerras comerciais.

A gravação é verdadeira e consta nos arquivos da biblioteca presidencial do governo Reagan, mas o vídeo veiculado por Ford altera a ordem de algumas frases. Na ocasião, em abril de 1987, Reagan falava das desvantagens a longo prazo das tarifas enquanto justificava a imposição de sobrataxas a eletrônicos japoneses.

“Impor tarifas desse tipo ou barreiras e restrições comerciais de qualquer natureza são medidas que reluto muito em adotar. E, em um momento, vou mencionar as razões econômicas sólidas para isso: a longo prazo, tais barreiras comerciais prejudicam todos os trabalhadores e consumidores americanos”, diz Reagan, segundo o registro.

Trump tem usado tarifas como base de sua política comercial e como instrumento de pressão sobre diversos países ao redor do mundo. Sua guerra comercial elevou as tarifas dos EUA aos níveis mais altos desde a década de 1930, e ele tem ameaçado regularmente novas tarifas, o que desperta preocupação entre empresários e economistas.

“Ouvi dizer que o presidente viu nosso anúncio. Tenho certeza de que ele não ficou muito feliz”, afirmou Ford, premiê de Ontário, na terça-feira (21).

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse a jornalistas nesta quinta que o Canadá não permitirá acesso injusto dos EUA a seus mercados caso fracassem as negociações sobre vários acordos comerciais com Washington.
Trump impôs tarifas sobre o aço, o alumínio e os automóveis canadenses no início deste ano, o que levou Ottawa a responder na mesma moeda. As duas partes estão há semanas em conversas sobre um possível acordo para os setores de aço e alumínio.

No próximo ano, Estados Unidos, Canadá e México devem revisar o acordo de livre comércio continental de 2020.

Lula afirmou que não espera fechar um acordo imediato com Donald Trump na reunião marcada para domingo (26), na Malásia. O presidente disse que o entendimento entre Brasil e Estados Unidos dependerá de negociações técnicas e políticas conduzidas por ministros e secretários de ambos os países

Estadao Conteudo | 08:50 – 24/10/2025



Fonte: Notícias ao Minuto

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!