Regras para aposentadoria mudam em 2025: idade mínima e tempo de contribuição

Novas exigências seguem a Reforma da Previdência de 2019 e impactam trabalhadores de diversas categorias

 

A partir de 2025, as exigências para aposentadoria no Brasil sofrerão alterações, conforme estabelecido pela Reforma da Previdência de 2019. A idade mínima será elevada, sendo necessário que mulheres tenham 59 anos e pelo menos 30 anos de contribuição, enquanto os homens devem atingir 64 anos e 35 anos de contribuição.

Além disso, o sistema de pontos, que combina a idade do segurado com o tempo de contribuição, também foi ajustado. Para as mulheres, será exigida a soma de 92 pontos, e para os homens, 102 pontos, desde que cumpram os respectivos tempos mínimos de contribuição. No caso de professores, a pontuação requerida é de 87 pontos para mulheres e 97 pontos para homens. A partir deste ano, a pontuação será acrescida anualmente em um ponto até atingir 100 pontos para as mulheres e 105 pontos para os homens.



Para iniciar o processo de aposentadoria, o trabalhador deve verificar se atende às novas regras, reunir os documentos necessários e acessar o site oficial do INSS para dar entrada no pedido.

Essas mudanças reforçam a importância do planejamento previdenciário e impactam tanto trabalhadores da iniciativa privada quanto servidores públicos em suas trajetórias rumo à aposentadoria.

Fonte: Agência Brasil