Prefeitura de Hortolândia encerra comemorações pelo Mês do Idoso
Centros de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro e Jd. Amanda organizaram atividades com cerca de 400 idosos
Um mês para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e da necessidade de assegurar os direitos da pessoa idosa. Foi com este mote que a Prefeitura de Hortolândia encerrou as celebrações em virtude do Mês do Idoso. Enquanto o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda, órgão vinculado à Secretaria de Governo, organizou, nesta quinta-feira (31/10), uma Maratona de Lazer, o CCMI do Remanso Campineiro promoveu, no dia 14 de outubro, dinâmicas com o público da melhor idade.
O mês temático alude ao Dia Internacional das Pessoas Idosas, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e celebrado mundialmente no dia 01 de outubro. Em Hortolândia, as celebrações foram organizadas pela Prefeitura por meio dos dois CCMIs e pelo segmento da pessoa idosa do Departamento de Direitos Humanos, também vinculado à Secretaria de Governo.
No CCMI Remanso, cerca de 200 idosos puderam participar de dinâmicas, apresentações musicais e teatrais. Durante as atividades, os idosos receberam balões com frases motivacionais e participaram de dinâmicas em grupo, cuja finalidade foi despertar o empoderamento da pessoa idosa. Além disso, os idosos puderam conhecer os direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso por meio da cartilha de bolso preparada pelo segmento da pessoa idosa do Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura.
Responsável por ministrar a orientação, a psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, explica o intuito da ação. “A ideia da dinâmica foi orientar os idosos para que eles se sintam acolhidos por nós. Transmitimos a mensagem de que eles não precisam vivenciar nenhuma situação de desrespeito ou violência sozinhos, pois há uma rede de apoio para ajudá-los”, esclarece Fernanda Fadiga.
Já no CCMI do Jd. Amanda, a manhã desta quinta-feira (31/11) foi repleta de diversão e atividades lúdicas. Aproximadamente 200 idosos cadastrados no órgão participaram da Maratona de Lazer, atividade que encerrou as comemorações pelo Mês do Idoso. Os idosos participaram de dinâmicas em grupo em atividades como vassobol, tiro ao alvo, boliche às cegas e caça ao tesouro. A coordenadora do CCMI do Jd. Amanda, Josiane Crepaldi, enfatiza que o evento também colaborou para a prática da solidariedade.
“Como fazemos todos os anos, organizamos a Maratona de Lazer justamente para encerrar as comemorações pelo Mês do Idoso. As atividades foram totalmente lúdicas, diferente do que eles estão acostumados no dia a dia. Durante as atividades, os idosos foram divididos em grupos e cada equipe arrecadou brinquedos para a campanha de doação do Fundo Social de Hortolândia”, afirma Josiane.
Além de se divertirem, os idosos do CCMI do Jd. Amanda também foram orientados sobre as diferentes formas de violência que acometem a pessoa idosa. A orientação aconteceu por meio de um bate papo com o segmento da pessoa idosa do Departamento de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo, como explica o assessor departamental do segmento, Evandro Amaral.
“Como fazemos em eventos da Prefeitura voltado aos idosos, orientamos o público da melhor idade sobre as diversas formas de violência. Focamos muito na questão da violência patrimonial, orientando os idosos sobre os cuidados com cartões de crédito e como se proteger da abordagem de pessoas que se passam por serviços bancários quando, na verdade, querem aplicar golpes financeiros”, encerra Evandro.