Jogos

Porsche lança recarga sem fio em carros elétricos, estilo smartphone


A Porsche deu mais um passo em sua estratégia de eletrificação. A marca apresentou no IAA Mobility, em Munique, o Porsche Wireless Charging, um sistema de recarga por indução que elimina cabos e conectores, funcionando de forma parecida com o carregamento de um smartphone. A novidade será oferecida como opcional na nova geração do Cayenne elétrico, que estreia até o fim de 2025.

Desde o Taycan, lançado com arquitetura de 800 volts, a fabricante de Zuffenhausen vem apostando em avanços técnicos. Agora, aposta na conveniência: basta estacionar o carro sobre a placa instalada no chão para iniciar a recarga.




Foto de: Porsche

A base de carregamento mede 117 cm x 78 cm x 6 cm, pesa 50 kg e pode ser instalada em garagens, vagas cobertas ou até ao ar livre. Conectada à rede elétrica por meio da unidade One Box, dispensa a instalação de wallbox. A potência chega a 11 kW, com eficiência de até 90%, e o sistema conta ainda com conectividade LTE e WLAN para atualizações remotas.

A energia é transferida por meio de um campo magnético gerado por uma bobina na placa. O Cayenne traz um módulo receptor instalado no chassi, entre as rodas dianteiras. Quando o veículo atinge a posição correta, identificada por tecnologia de banda ultralarga, o processo é iniciado. O carro até se rebaixa automaticamente pelas suspensões para otimizar a transferência de energia.



Carregamento sem fio para o Porsche Cayenne

Foto de: Porsche

Segundo estudo da Porsche, cerca de 75% das recargas de seus elétricos acontecem em casa, o que reforça o potencial da tecnologia sem fio.

O sistema tem sensores de movimento e detecção de objetos: se um ser vivo ou metal obstruir a área, a carga é interrompida. A placa foi testada e certificada pelo TÜV Süd, além de contar com selo CE e UL. Também é resistente à chuva, neve e até ao peso de veículos passando por cima.

Todo o processo pode ser acompanhado pelo aplicativo My Porsche, que também permite agendar recargas com pré-condicionamento.

A nova geração totalmente elétrica do Cayenne, internamente chamada E4, será o primeiro modelo da marca a oferecer a recarga por indução. A estreia mundial acontece até o fim de 2025, com início das vendas da placa em 2026, na Europa.

Além da conveniência da recarga sem fio em corrente alternada, a Cayenne também terá carga ultrarrápida de até 400 kW em corrente contínua, nos moldes de Taycan e Macan.

No IAA, o protótipo exibido chama atenção por um detalhe adicional: uma pintura fluorescente eletroluminescente, que se ilumina em diferentes cores quando a energia é ativada. O efeito, obtido com mais de 25 camadas de revestimento especial, transforma o SUV em um verdadeiro espetáculo visual.



Fonte: UOL

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!