No Mês da Consciência Negra, exposição no Paço Municipal de Hortolândia celebra cultura e ancestralidade
Mostra de quadros “Máscaras Africanas” pode ser vista até 10 de dezembro
No mês em que o Brasil celebra a Consciência Negra, a Prefeitura de Hortolândia promove a exposição “Máscaras Africanas: Arte, Cultura e Ancestralidade”. Após percorrer as escolas da rede municipal de educação, a mostra, que mescla arte, cultura e as conexões históricas entre o Brasil e a África, chega a um espaço onde poderá alcançar um público mais amplo e diverso: o Paço Municipal “Palácio dos Migrantes” Prefeito Ângelo Augusto Perugini”, localizado na Rua Projetada 12, nº 100, no Jardim Metropolitan, na região do Jd. Novo Ângulo.
A visitação é gratuita. A mostra de quadros estará em cartaz, a partir desta terça-feira, (26/11), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 10 de dezembro deste ano, na entrada principal do Novo Paço.
As 27 obras expostas foram criadas por profissionais da rede municipal de ensino e exploram a riqueza e o simbolismo das máscaras africanas. Estas peças são amplamente reconhecidas por seu papel em rituais e celebrações tradicionais de diferentes etnias do continente africano.
A curadoria é do professor de Artes do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire” (CFPF), Adelson dos Santos, idealizador do projeto. Segundo ele, a exposição busca valorizar a diversidade cultural e resgatar a importância da herança africana no Brasil.
“As máscaras africanas são muito mais do que objetos estéticos. Elas carregam histórias e tradições profundas, conectando os povos africanos às suas raízes. Esse projeto busca homenagear essas culturas e fortalecer os laços históricos entre a África e o Brasil”, destacou o professor.
SERVIÇO:
Exposição “Máscaras Africanas: Arte, Cultura e Ancestralidade”
Local: Paço Municipal “Palácio dos Migrantes” Prefeito Ângelo Augusto Perugini” – Rua Projetada 12, nº 100, no Jardim Metropolitan, região do Jd. Novo Ângulo.
Data: 26/11 a 10/12
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Entrada: Gratuita
Classificação etária: livre