Hortolândia implanta rede de drenagem em obra do parque socioambiental do Jardim Amanda
[ad_1]
Pular para o conteúdo
Empresa contratada pela Prefeitura segue com a implantação do piso intertravado na área de estacionamento da UPA Amanda, retirada de árvores leucenas e implantação de calçadas no trecho
Hortolândia segue firme com a obra do futuro parque socioambiental no Jardim Amanda. Quando ficar pronto, será a maior área de lazer do município. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura continua com a implantação da rede subterrânea de drenagem pluvial.
De acordo com a Secretaria de Obras, a intervenção é executada no trecho final de um córrego, próximo à esquina das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Cruz de Souza. O córrego passa nas duas lagoas que existem na área onde é construído o parque.
Em paralelo, a empresa contratada prossegue com outros serviços na obra do parque. Um deles é colocação de piso intertravado na área de estacionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Amanda.
Outra frente de trabalho é a limpeza de uma área próxima à EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I, antigo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente). A limpeza consiste na retirada de árvores leucenas, espécie arbórea invasora. A empresa também continua com a implantação de calçadas na área do parque.

FUTURO PARQUE
Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, já foram executadas ciclovias e uma parte das calçadas do parque. Também já foi implantado parte do piso intertravado da área de convívio que haverá no parque. A obra está com 10% de conclusão.
O futuro parque terá área de 90.000 m2, localizado no Jardim Amanda onde existem duas lagoas. Dentre os atrativos que serão oferecidos aos moradores estão pista de caminhada, academia para o público da terceira idade, playgrounds, espaços de convívio e bicicletários. Estão previstas reformas das quadras e do campo de futebol existentes. Este último ainda receberá um novo vestiário. Para facilitar a mobilidade e o deslocamento da população, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o futuro parque terá ainda a construção de uma estação de transferência de ônibus municipal. Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, a previsão é de entregar parte concluída do parque em maio deste ano, em comemoração ao aniversário de emancipação de Hortolândia.
Outras importantes melhorias a serem implementadas na área do parque serão a canalização aberta de um córrego, de cerca de 450 metros, próximo a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. Outra benfeitoria também prevista é a implantação de um vertedouro na segunda lagoa, para prevenir inundação da rua Benjamin Constant, que fica próxima ao local.
A Prefeitura de Hortolândia deu a ordem de serviço da obra em agosto do ano passado. O parque socioambiental do Jardim Amanda é uma das principais obras do novo PIC, cujo anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, em dezembro de 2023, na própria área onde está sendo construído o parque. A construção é feita com recursos oriundos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
Para fornecer a melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.