A Ford anunciou a F-150 Lightning elétrica em um momento otimista da era dos veículos elétricos. A empresa – e muitas outras – esperava um crescimento rápido para todos os seus futuros produtos elétricos. Em determinado momento, a Ford planejou vender até 150.000 unidades da picape elétrica por ano.
Mas, no ano passado, a empresa vendeu apenas 33.000 picapes F-150 Lightning e, provavelmente, com um prejuízo considerável. Portanto, não é de se admirar que alguns executivos da Ford estejam considerando a possibilidade de encerrar o projeto, de acordo com The Wall Street Journal.

Fonte: Ford
Ainda não foi tomada nenhuma decisão final, disseram as fontes ao WSJ. Mas a medida viria cerca de uma semana depois que a própria Ford iniciou uma campanha para promover a capacidade da Lightning de abastecer residências, inclusive com carregamento inteligente para receber eletricidade quando as tarifas são mais baratas e também devolver energia à rede com algumas concessionárias participantes.
Mas, como observa o WSJ, as vendas de veículos elétricos da Ford diminuíram após o fim do crédito fiscal nos EUA. As vendas totais de veículos elétricos caíram 24% em outubro, e a Lightning tem sido conhecida como um veículo caro e deficitário há anos. E agora, pode não ser mais útil para a Ford mantê-la em produção.
A Ford se recusou a comentar com o InsideEVs se estava considerando cancelar o F-150 Lightning.
Para entender por que a opção pode estar na mesa, também é preciso entender como as regulamentações automotivas mudaram. Na era anterior dos padrões dos EUA, as montadoras tinham que atingir determinadas metas de economia de combustível na “média da frota”. Quanto mais carros a gasolina você quisesse vender, mais elétricos você teria que vender, basicamente.
Portanto, como a Ford adora fabricar F-150 a gasolina, vender carros elétricos era uma boa maneira de manter as forças equilibradas. Mas Trump acabou com as regulamentações de economia de combustível dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, impôs tarifas que estão elevando os preços de produção.
Assim, de repente, ficou muito mais difícil justificar a perda de dinheiro em um veículo que não precisa mais ser fabricado. Especialmente quando a demanda do consumidor nunca correspondeu às expectativas. O proprietário de uma concessionária disse ao the WSJ que não faz pedidos de F-150 Lightning porque ninguém quer comprá-los.
O que podemos dizer é que a F-150 Lightning é a picape elétrica mais vendida nos Estados Unidos – apesar da nova concorrência da Tesla CyberTruck, Chevrolet Silverado EV, GMC, Hummer e Rivian – e registrou recorde de vendas no terceiro trimestre.
Não que a F-150 Lightning seja perfeita, mas seu fim deixaria a Ford em uma situação difícil. Porque o potencial das picapes elétricas é incrível nos EUA, por mais que os produtos atuais parecem ser todos perdedores de dinheiro.
Ainda assim, um porta-voz da Ford observou que a Lightning é a picape elétrica mais vendida por lá, apesar do número cada vez maior de concorrentes, e que apresentou vendas recordes no terceiro trimestre deste ano.
E, como observa o WSJ, desistir dos caminhões torpedeia uma estratégia de Ford, GM e Stellantis para superar a Tesla e preparar os compradores para um futuro elétrico: apoiar-se em seus pontos fortes na fabricação de caminhonetes grandes e garantir mesmo as opções elétricas sejam lucrativas.
Em vez disso, a Ford parece estar depositando suas esperanças numa picape elétrica menor e mais barata baseada na “Plataforma Universal de Veículos Elétricos” que, segundo se diz, tem muito menos peças do que a Lightning atual, graças a um processo de montagem totalmente novo. O CEO da Ford, Jim Farley, elogiou a picape e a plataforma como a forma de contrapor os fabricantes de automóveis chineses avançados, tanto nos EUA quanto no exterior. Mas isso só será lançado em 2027, no mínimo.

Plataforma universal para veículos elétricos da Ford
Foto de: Ford
Então, será que a Ford e as demais empresas devem continuar gastando dinheiro em produtos que ainda não são economicamente viáveis, na esperança de vencer a guerra tecnológica com a experiência? Ou deveriam descartar o que fizeram até agora e voltar em alguns anos com um novo plano de ataque?
Por enquanto, não sabemos. A produção do F-150 Lightning permanece ociosa devido a restrições no fornecimento de alumínio e à decisão de priorizar as picapes a combustão e híbridas. “Temos bons estoques da F-150 Lightning e vamos trazer o Rouge Electric Vehicle Center (REVC) de volta no momento certo, mas não temos uma data exata no momento”, disse um porta-voz por e-mail.









