Emoção marca inauguração do CRAS Rosolém
Comunidade local acompanhou de perto a cerimônia de homenagem a Joel Alves Assunção, liderança local morta em 2019, que deu nome ao novo CRAS de Hortolândia
Centenas de pessoas, participantes de grupos da Melhor Idade, membros da comunidade local, servidores e gestores públicos, acompanharam de perto a cerimônia de inauguração do sexto CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em funcionamento em Hortolândia, o do Jd. Rosolém, localizado na Rua Guido Rosolén, 177, no mesmo imóvel onde funcionava o CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolém. A emoção tomou conta do evento, realizado na manhã desta sexta (29/11), em razão da homenagem feita a Joel Alves Assunção, morador do bairro por 45 anos, liderança comunitária, da fé católica e ex-servidor público municipal, falecido aos 63 anos, em 2019, que agora empresta o nome para designar a entidade.
Durante o evento, além de relembrar a participação do amigo nas lutas por água e esgoto para o município, nos tempos da emancipação política, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes cumprimentou a família de “Seu Joel”.
“Esta é uma lembrança muito linda! Ele foi um ótimo esposo, pai e avô e deixou um legado maravilhoso para a família e a comunidade do Rosolém”, afirmou a esposa do homenageado, Aparecida de Lourdes Assunção, ladeada pelos dois filhos e por dois netos, além da cunhada.
Ainda durante a cerimônia, Zezé anunciou a implantação de dois novos CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) em Hortolândia, um no próprio Rosolém e outro no Jd. Nova Europa. “São para 2025. No aniversário da cidade já quero entregar o primeiro ou até mesmo os dois”, afirmou o prefeito.
Segundo informou o vice-prefeito eleito e secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu, durante o evento, o CCMI do Jd. Rosolém será implantado pela Prefeitura nas imediações do novo CRAS, em espaço bem próximo ao supermercado Aki Tem.
A notícia agradou aos presentes. Feliz com a implantação de um CRAS no bairro, a dona de casa Creuza Carrasco, de 72 anos, disse que a notícia de ter também um CCMI no bairro não poderia ser melhor. “O Perugini já tinha prometido isso. Graças a Deus, ele (Zezé) vai continuar”. Moradora do bairro há 46 anos, ela costuma frequentar o CRAS participando dos grupos de artesanato de pintura e EVA.
“Eu achei muito bom o CRAS. Agora tem essa cobertura para proteger a gente do sol”, percebeu a colega Emília Simões Marcus, de 79 anos, aposentada e participante dos grupos de idosos, na unidade.
Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, a implantação do CRAS Rosolém é a concretização de um sonho.
“Quero agradecer muito a gentileza da família de autorizar o uso do nome do Joel, uma pessoa que passou a vida fazendo o bem, para que a gente pudesse apresentar esse projeto de lei. Ele está nas nossas lembranças e nos nossos corações e será sempre lembrado pela denominação dessa unidade que faz o bem, o que é muito bom. É uma justa homenagem, porque as pessoas saem do CRAS com uma expectativa de melhoria de vida, seja num curso de qualificação, seja naquele atendimento mais imediato. Essa unidade é também o fruto dos sonhos de uma equipe muito aguerrida, que trabalhou incansavelmente nos últimos quatro anos para que pudéssemos desenvolver políticas públicas”, afirmou Ferreira.
Após o descerramento da faixa, os presentes percorreram o prédio para conferir de perto como ficaram as instalações. Na área externa, agora coberta por um toldo azul, puderam ver uma exposição de fotos, mostrando o “antes” e o “depois” da reforma.
Prédio reformado
O prédio do CRAS “Joel Alves Assunção” integra a rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município e, após passar por reforma, é capaz de atender 2.700 famílias referenciadas no território de 18 bairros no entorno, realizando 533 atendimentos/mês. Durante a obra, iniciada no final de junho deste ano, foram realizadas diversas intervenções no imóvel, tais como troca do muro por gradil, pintura interna e recuperação de piso, pintura do piso externo e jardinagem.
Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, além da proximidade geográfica para os moradores da região do Jardim Rosolém, a implantação da nova unidade permite a ampliação da rede de atendimento na cidade, que agora conta com seis CRASs.
Veja onde estão os CRASs em Hortolândia:
CRAS Amanda – Av. Tarsila do Amaral, 540, Jd. Amanda
CRAS Primavera – Rua da Amoreira, 35, Jd. Primavera
CRAS Santa Clara – Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara II
CRAS Novo Ângulo – Rua Francisco Bereta, 330, Jardim Novo Ângulo
CRAS “Maria Humilde Antunes (Zuma)” – Rua da Amizade, 240, Jardim Brasil
CRAS Rosolém “Joel Alves Assunção” – Rua Guido Rosolén, 177, Jd. Rosolém
Confira os bairros atendidos pelo CRAS Jd. Rosolém:
- Chácara Fazenda Coelho
- Jardim Andaraí
- Jardim Adelaide
- Jardim Lírio
- Jardim Nossa Senhora da Penha
- Jardim Nossa Senhora de Fátima
- Jardim Nossa Senhora de Lourdes
- Jardim Paulistinha
- Jardim Ricardo
- Jardim Rosolem
- Jardim Santa Cândida
- Jardim Santa Izabel
- Jardim São Benedito
- Jardim Sumarezinho
- Jardim Terras de Santo Antônio
- Jardim Viagem
- Núcleo Santa Isabel
- Vila Ipê
Confira ainda os serviços ofertados pelos CRASs:
PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
É oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
PSB – Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas
Garantir direitos e prevenir agravos de situações de vulnerabilidade sociais que possam provocar a fragilização ou o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. O trabalho social com o público alvo ocorre através de visitas domiciliares regulares onde são ofertadas as proteções socioassistenciais conforme a avaliação da necessidade de intervenção pela equipe de profissionais de referência. A vinculação aos serviços é realizada pelos CRASs.
Cadastro Único – CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar no Cadastro Único, é de graça! O cadastro é feito pessoalmente, no posto dos CRASs.
Programa Criança Feliz
É um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O acesso se dá através dos CRASs.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)
Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O acesso se dá através dos CRASs.