Emoção marca inauguração do CRAS Rosolém


Comunidade local acompanhou de perto a cerimônia de homenagem a Joel Alves Assunção, liderança local morta em 2019, que deu nome ao novo CRAS de Hortolândia 

Centenas de pessoas, participantes de grupos da Melhor Idade, membros da comunidade local, servidores e gestores públicos, acompanharam de perto a cerimônia de inauguração do sexto CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em funcionamento em Hortolândia, o do Jd. Rosolém, localizado na Rua Guido Rosolén, 177, no mesmo imóvel onde funcionava o CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Rosolém. A emoção tomou conta do evento, realizado na manhã desta sexta (29/11), em razão da homenagem feita a Joel Alves Assunção, morador do bairro por 45 anos, liderança comunitária, da fé católica e ex-servidor público municipal, falecido aos 63 anos, em 2019, que agora empresta o nome para designar a entidade.

Durante o evento, além de relembrar a participação do amigo nas lutas por água e esgoto para o município, nos tempos da emancipação política, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes cumprimentou a família de “Seu Joel”.

“Esta é uma lembrança muito linda! Ele foi um ótimo esposo, pai e avô e deixou um legado maravilhoso para a família e a comunidade do Rosolém”, afirmou a esposa do homenageado, Aparecida de Lourdes Assunção, ladeada pelos dois filhos e por dois netos, além da cunhada.

Ainda durante a cerimônia, Zezé anunciou a implantação de dois novos CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) em Hortolândia, um no próprio Rosolém e outro no Jd. Nova Europa. “São para 2025. No aniversário da cidade já quero entregar o primeiro ou até mesmo os dois”, afirmou o prefeito.

Segundo informou o vice-prefeito eleito e secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu, durante o evento, o CCMI do Jd. Rosolém será implantado pela Prefeitura nas imediações do novo CRAS, em espaço bem próximo ao supermercado Aki Tem.

A notícia agradou aos presentes. Feliz com a implantação de um CRAS no bairro, a dona de casa Creuza Carrasco, de 72 anos, disse que a notícia de ter também um CCMI no bairro não poderia ser melhor. “O Perugini já tinha prometido isso. Graças a Deus, ele (Zezé) vai continuar”. Moradora do bairro há 46 anos, ela costuma frequentar o CRAS participando dos grupos de artesanato de pintura e EVA. 

“Eu achei muito bom o CRAS. Agora tem essa cobertura para proteger a gente do sol”, percebeu a colega Emília Simões Marcus, de 79 anos, aposentada e participante dos grupos de idosos, na unidade.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, a implantação do CRAS Rosolém é a concretização de um sonho.

“Quero agradecer muito a gentileza da família de autorizar o uso do nome do Joel, uma pessoa que passou a vida fazendo o bem, para que a gente pudesse apresentar esse projeto de lei. Ele está nas nossas lembranças e nos nossos corações e será sempre lembrado pela denominação dessa unidade que faz o bem, o que é muito bom. É uma justa homenagem, porque as pessoas saem do CRAS com uma expectativa de melhoria de vida, seja num curso de qualificação, seja naquele atendimento mais imediato. Essa unidade é também o fruto dos sonhos de uma equipe muito aguerrida, que trabalhou incansavelmente nos últimos quatro anos para que pudéssemos desenvolver políticas públicas”, afirmou Ferreira.

Após o descerramento da faixa, os presentes percorreram o prédio para conferir de perto como ficaram as instalações. Na área externa, agora coberta por um toldo azul, puderam ver uma exposição de fotos, mostrando o “antes” e o “depois” da reforma.

Prédio reformado

O prédio do CRAS “Joel Alves Assunção” integra a rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no município e, após passar por reforma, é capaz de atender 2.700 famílias referenciadas no território de 18 bairros no entorno, realizando 533 atendimentos/mês. Durante a obra, iniciada no final de junho deste ano, foram realizadas diversas intervenções no imóvel, tais como troca do muro por gradil, pintura interna e recuperação de piso, pintura do piso externo e jardinagem. 

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, além da proximidade geográfica para os moradores da região do Jardim Rosolém, a implantação da nova unidade permite a ampliação da rede de atendimento na cidade, que agora conta com seis CRASs.  

Veja onde estão os CRASs em Hortolândia:

CRAS Amanda – Av. Tarsila do Amaral, 540, Jd. Amanda 

CRAS Primavera – Rua da Amoreira, 35, Jd. Primavera 

CRAS Santa Clara – Rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara II

CRAS Novo Ângulo – Rua Francisco Bereta, 330, Jardim Novo Ângulo

CRAS “Maria Humilde Antunes (Zuma)” – Rua da Amizade, 240, Jardim Brasil

CRAS Rosolém “Joel Alves Assunção” – Rua Guido Rosolén, 177, Jd. Rosolém

Confira os bairros atendidos pelo CRAS Jd. Rosolém:

  1. Chácara Fazenda Coelho
  2. Jardim Andaraí
  3. Jardim Adelaide
  4. Jardim Lírio
  5. Jardim Nossa Senhora da Penha
  6. Jardim Nossa Senhora de Fátima
  7. Jardim Nossa Senhora de Lourdes
  8. Jardim Paulistinha
  9. Jardim Ricardo
  10. Jardim Rosolem
  11. Jardim Santa Cândida
  12. Jardim Santa Izabel
  13. Jardim São Benedito
  14. Jardim Sumarezinho
  15. Jardim Terras de Santo Antônio
  16. Jardim Viagem
  17. Núcleo Santa Isabel
  18. Vila Ipê

Confira ainda os serviços ofertados pelos CRASs: 

PAIF –  Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

É oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

PSB –  Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas

Garantir direitos e prevenir agravos de situações de vulnerabilidade sociais que possam provocar a fragilização ou o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. O trabalho social com  o público alvo ocorre através de visitas domiciliares regulares onde são ofertadas as proteções socioassistenciais conforme a avaliação da necessidade de intervenção pela  equipe de profissionais de referência. A vinculação aos serviços é realizada pelos CRASs.

Cadastro Único – CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar no Cadastro Único, é de graça! O cadastro é feito pessoalmente, no posto dos CRASs.

Programa Criança Feliz 

É um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O acesso se dá através dos CRASs.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV)

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O acesso se dá através dos CRASs.



Prefeitura Municipal de Hortolândia