Biblioteca Municipal de Hortolândia é indicada em prêmio internacional
Órgão da Prefeitura é a única biblioteca do Brasil a ser indicada este ano no 10º Green Library Award, prêmio promovido por entidade sediada na Holanda
Hortolândia alcança um feito internacional na cultura, outra vez. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura, foi indicada na 10ª edição do Green Library Award, prêmio promovido pela IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), sediada em Haia, na Holanda. A Biblioteca Municipal de Hortolândia é a única do Brasil a ser indicada na edição deste ano do prêmio. O anúncio foi feito, na última sexta-feira (07/03), no site da entidade (CLIQUE AQUI).
A biblioteca foi indicada na categoria Best Green Library Project (Melhor Projeto de Livraria Verde) com o projeto Achei um livro. Além da Biblioteca Municipal de Hortolândia, que representa o Brasil, a lista de concorrentes da categoria tem bibliotecas de outros 11 países:
– China
– Croácia
– Filipinas
– França
– Lituânia
– Polônia
– Portugal
– Romênia
– Sérvia
– Tailândia
– Turquia
SUSTENTABILIDADE
O prêmio é um reconhecimento a ações e projetos desenvolvidos por bibliotecas de países do mundo que contribuam com o meio ambiente e a sustentabilidade, conforme os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) preconizados pela ONU (Organização das Nações Unidas).
A premiação inclui ainda a categoria Best Green Library Grand-Scale Project (Melhor Projeto em Grande Escala de Livraria Verde).
De acordo com a entidade, o prêmio recebeu inscrições de bibliotecas de 22 países do mundo nas duas categorias. A premiação é realizada anualmente. A IFLA reúne bibliotecas públicas e particulares do mundo e é vinculada a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A Biblioteca Municipal já havia sido indicada na mesma categoria na edição de 2024 do prêmio. Em 2022, a biblioteca recebeu uma menção honrosa no prêmio.
LISTA FINAL
Ainda de acordo com a entidade, os projetos da Biblioteca Municipal de Hortolândia e dos demais 11 concorrentes da categoria vão ser avaliados pela comissão julgadora do prêmio.
A lista final de indicados está prevista para ser divulgada pela entidade em maio. O anúncio dos vencedores nas duas categorias será feito no congresso internacional que a IFLA promoverá no Cazaquistão, de 18 a 22 de agosto deste ano.
Para o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, receber uma indicação ao prêmio deste ano é motivo de orgulho. “Estamos extremamente contentes com essa indicação pelo segundo ano consecutivo. Isso é resultado do trabalho que a biblioteca e a Prefeitura realizam para estimular o hábito da leitura em Hortolândia”, destaca o coordenador.
ACHEI UM LIVRO
Em tempo, a Biblioteca Municipal de Hortolândia realiza a próxima edição do projeto Achei um livro em abril. A primeira edição deste ano aconteceu no parque socioambiental Renato Dobelin, em fevereiro. A biblioteca criou o projeto em 2018. A ação consiste em espalhar livros em locais públicos da cidade para que sejam encontrados pela população, que pode pegá-los e levá-los. O objetivo é aguçar a curiosidade das pessoas e atraí-las para conhecer a biblioteca. E, a partir daí, incentivar o gosto pela leitura e formar novos leitores.
Desde então, o projeto já conquistou reconhecimento em âmbitos nacional e estadual.
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.