A Hyundai Motor Brasil participa entre os dias 22 e 24 de outubro do 4º Congresso Brasileiro do Hidrogênio (4CBH2), realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). No evento, a fabricante expõe o Hyundai NEXO, SUV movido a célula de combustível de hidrogênio, que combina motor elétrico e célula de combustível para entregar 163 cv de potência e autonomia superior a 660 km.
O Hyundai Nexo se diferencia não apenas pelo desempenho, mas também pelo impacto ambiental: durante a rodagem, o veículo purifica o ar, devolvendo-o mais limpo do que foi captado. Desde fevereiro, esta unidade do modelo está em testes na Universidade de São Paulo (USP), no primeiro posto do mundo de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol. A iniciativa busca avaliar a viabilidade do hidrogênio como combustível para veículos de passeio, ampliando estudos que antes eram focados no transporte público.
O vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil, Ricardo Martins, participa como palestrante no painel “Perspectivas da Indústria de Hidrogênio e Baixa Emissão de Carbono”. Ele abordará como a indústria automotiva está se preparando para incorporar o hidrogênio como solução central de mobilidade, conectando todas as etapas da cadeia, desde produção e armazenamento até transporte e uso final.
Segundo Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, o NEXO representa “um salto tecnológico marcante em relação aos veículos a combustão, combinando silêncio, conforto, eficiência energética e tecnologia avançada, sem emissão de gases de efeito estufa”.

31
O 4CBH2 também destaca o papel estratégico do hidrogênio de baixa emissão na transição energética global, especialmente diante da COP30, com debates sobre produção, demanda e desenvolvimento de um mercado competitivo que apoie a neutralidade climática até 2050.