Há cerca de um mês, a Volkswagen oficializou o fim de sua primeira aventura entre os SUVs premium, o Touareg. O modelo resistiu por três gerações, entre os anos de 2002 e 2025. A marca, entretanto, deixou aberta a possibilidade de o nome retornar no futuro, possivelmente em uma configuração totalmente elétrica.
E, ainda que não haja nada oficial sobre um sucessor, o novo ID. Unyx 08, SUV mostrado na China nesta semana e, ao menos inicialmente, focado no mercado local, poderia muito bem ocupar esse espaço.
O SUV é uma novidade em múltiplos aspectos. É o primeiro do tipo totalmente elétrico da Volkswagen Anhui, desenvolvido pela Volkswagen Group China Technology Company, o maior centro de P&D do grupo fora da Alemanha. Além disso, segundo o CN EV Post, é o primeiro modelo criado em parceria entre a VW e a Xpeng. Apesar de desenvolvido na Ásia, utiliza o Cupra Tavascan como base.
A produção está prevista para começar em 2026 e marcará o início da maior ofensiva elétrica da Volkswagen na China, com mais de 20 novos modelos a serem lançados até o mesmo ano. O Unyx 08 também desempenha um papel central dentro da estratégia “Na China, para a China”, voltada ao desenvolvimento de produtos criados localmente e adaptados aos consumidores chineses.
Foto de: Volkswagen
Design diferentão
O design é o ponto que mais o diferencia dos Volkswagens ocidentais. O Unyx 08 estreia uma nova linguagem visual, com linhas ousadas, faróis afilados e proporções que lembram mais um conceito do que um SUV tradicional. As lanternas traseiras, ao contrário das interligadas vistas em modelos como Tiguan ou T-Cross, apostam em uma solução parecida com os Renault, mantendo o novo logo iluminado na tampa traseira ao centro. As maçanetas retráteis completam o conjunto, reforçando o visual limpo e aerodinâmico.
O interior segue o mesmo caminho e adota soluções pouco convencionais para um Volkswagen. O SUV traz um avatar 3D controlado por inteligência artificial, atualizações over-the-air, sistema de recarga ultrarrápido de 800 volts e autonomia superior a 700 quilômetros segundo o ciclo chinês CLTC. Também oferece assistentes de condução ADAS L2++, posicionando-se entre os mais avançados da marca.

Foto de: Volkswagen
Executivos da Volkswagen destacam que o processo de desenvolvimento foi um dos mais rápidos da história recente da empresa. A colaboração entre as equipes lideradas por Robert Cisek, Thomas Ulbrich, Stefan Timmermann e pela Volkswagen Anhui permitiu reduzir custos e prazos, consolidando a independência dos centros de engenharia chineses, sem comprometer padrões globais de qualidade e segurança.
O ID. Unyx 08 é apenas o primeiro de uma série de novos carros desenvolvidos pela Volkswagen exclusivamente para o mercado chinês. A marca pretende lançar mais de vinte modelos elétricos até 2026, todos criados localmente para atender às preferências e exigências do público chinês, reforçando a importância estratégica da região dentro do grupo.









