A Toyota vive um momento de forte crescimento em suas vendas globais — impulsionada, sobretudo, pela demanda crescente por veículos híbridos. Segundo o relatório financeiro divulgado nesta semana, a marca japonesa está vendendo carros “mais rápido do que consegue produzir” e afirma que “mal dá conta da demanda”.
Nos seis primeiros meses do ano fiscal de 2026 (abril a setembro de 2025), a Toyota vendeu 5,27 milhões de veículos, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 2,27 milhões foram híbridos (HEVs), que continuam sendo o pilar da estratégia de eletrificação da empresa.
Foto de: Mack Hogan/InsideEVs
Somando híbridos, híbridos plug-in (PHEVs), elétricos a bateria (BEVs) e a célula de combustível (FCEVs), os veículos eletrificados já representam 47% das vendas globais da Toyota, incluindo a marca de luxo Lexus.
A demanda mais intensa vem de Japão, América do Norte e China, mercados em que os híbridos tradicionais ganharam força diante da instabilidade no avanço dos elétricos puros. O Toyota RAV4 continua sendo o modelo de maior sucesso da marca — agora com nova geração e plataforma de arquitetura definida por software, chamada Arene.

Apesar do bom momento, a Toyota também enfrenta desafios. A empresa foi afetada pela tarifa de 15% imposta aos carros japoneses nos Estados Unidos, o que deve gerar um custo adicional de cerca de 1,45 trilhão de ienes (US$ 9,4 bilhões) no exercício fiscal. Ainda assim, a fabricante revisou para cima sua previsão de lucro operacional, que deve atingir 3,4 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões) até março de 2026 — alta em relação à projeção anterior de 3,2 trilhões.
Embora os híbridos impulsionem o crescimento, as vendas de carros 100% elétricos (BEVs) seguem tímidas. Nos Estados Unidos, a Toyota vendeu apenas 61 unidades do SUV elétrico bZ em setembro, totalizando 12.264 veículos nos nove primeiros meses de 2025, número inferior ao registrado no mesmo período de 2024.

Foto de: Toyota
A marca espera reverter esse cenário com a chegada da linha bZ atualizada para 2026 e novos modelos, como o C-HR elétrico e o bZ Woodland. Durante o Japan Mobility Show, a Toyota anunciou ainda planos para cinco marcas distintas dentro do grupo, com o objetivo de oferecer “uma gama diversificada de veículos para todos os tipos de clientes”.
Apesar da lenta adoção dos elétricos, o momento da Toyota mostra que a aposta nos híbridos segue garantindo força e rentabilidade à empresa — e confirma o peso do caminho intermediário entre combustão e eletrificação total no mercado global.
Fonte: Electrek









