Jogos

Toyota dispara nas vendas de híbridos e “mal dá conta da demanda” em 2025


A Toyota vive um momento de forte crescimento em suas vendas globais — impulsionada, sobretudo, pela demanda crescente por veículos híbridos. Segundo o relatório financeiro divulgado nesta semana, a marca japonesa está vendendo carros “mais rápido do que consegue produzir” e afirma que “mal dá conta da demanda”.

Nos seis primeiros meses do ano fiscal de 2026 (abril a setembro de 2025), a Toyota vendeu 5,27 milhões de veículos, um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 2,27 milhões foram híbridos (HEVs), que continuam sendo o pilar da estratégia de eletrificação da empresa.




Foto de: Mack Hogan/InsideEVs

Somando híbridos, híbridos plug-in (PHEVs), elétricos a bateria (BEVs) e a célula de combustível (FCEVs), os veículos eletrificados já representam 47% das vendas globais da Toyota, incluindo a marca de luxo Lexus.

A demanda mais intensa vem de Japão, América do Norte e China, mercados em que os híbridos tradicionais ganharam força diante da instabilidade no avanço dos elétricos puros. O Toyota RAV4 continua sendo o modelo de maior sucesso da marca — agora com nova geração e plataforma de arquitetura definida por software, chamada Arene.



Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025

Apesar do bom momento, a Toyota também enfrenta desafios. A empresa foi afetada pela tarifa de 15% imposta aos carros japoneses nos Estados Unidos, o que deve gerar um custo adicional de cerca de 1,45 trilhão de ienes (US$ 9,4 bilhões) no exercício fiscal. Ainda assim, a fabricante revisou para cima sua previsão de lucro operacional, que deve atingir 3,4 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões) até março de 2026 — alta em relação à projeção anterior de 3,2 trilhões.

Embora os híbridos impulsionem o crescimento, as vendas de carros 100% elétricos (BEVs) seguem tímidas. Nos Estados Unidos, a Toyota vendeu apenas 61 unidades do SUV elétrico bZ em setembro, totalizando 12.264 veículos nos nove primeiros meses de 2025, número inferior ao registrado no mesmo período de 2024.



toyota-bz4x-facelift-2025-03

Foto de: Toyota

A marca espera reverter esse cenário com a chegada da linha bZ atualizada para 2026 e novos modelos, como o C-HR elétrico e o bZ Woodland. Durante o Japan Mobility Show, a Toyota anunciou ainda planos para cinco marcas distintas dentro do grupo, com o objetivo de oferecer “uma gama diversificada de veículos para todos os tipos de clientes”.

Apesar da lenta adoção dos elétricos, o momento da Toyota mostra que a aposta nos híbridos segue garantindo força e rentabilidade à empresa — e confirma o peso do caminho intermediário entre combustão e eletrificação total no mercado global.

Fonte: Electrek



Fonte: UOL

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!