Quem não se lembra dos televisores e videocassetes da Sharp? A tradicional marca japonesa reconhecida por sua história no Brasil, anunciou sua entrada no setor automotivo. A empresa planeja revelar um conceito de minivan elétrica no Tokyo Auto Salon de 2025, com foco em oferecer um veículo acessível e confortável, proporcionando uma experiência de “sala de estar sobre rodas”. A produção comercial está prevista para 2027, com o apoio da Foxconn, controladora da empresa.
Nos últimos anos, a indústria automobilística tem se transformado, com veículos cada vez mais elétricos e definidos por software. Essa mudança tem atraído empresas que, há uma década, não considerariam fabricar carros. Poucos imaginariam que a Sharp daria esse passo, mas é exatamente o que acontece agora. A empresa pretende apresentar uma minivan elétrica minimalista, projetada para ser financeiramente acessível a famílias, segundo informações do Nikkei.
Esta não é a primeira vez que a Sharp trabalha em conceitos de veículos. Em 2024, a marca revelou o estudo LDK+, com formato mais próximo de uma van. A nova minivan, porém, é completamente diferente e mais leve, mantendo a filosofia de ser um espaço interno confortável e versátil, quase como um cinema móvel.
A Sharp pertence à Foxconn, gigante de tecnologia de Taiwan conhecida como fabricante do iPhone. A empresa comprou uma participação de 66% na Sharp em 2016 por US$ 3,5 bilhões. Com a Sharp enfrentando dificuldades financeiras, entrar no setor automotivo pode ser uma estratégia para se manter relevante.

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A Foxconn já demonstra interesse em carros há anos, com tentativas de produzir EVs nos EUA, incluindo a compra da antiga fábrica da Lordstown Motors, mas sem sucesso. A empresa também vem apresentando conceitos próprios de veículos elétricos e firmou parceria com a Mitsubishi, embora não esteja claro se os projetos estão conectados.
O novo projeto da Sharp será baseado em uma plataforma de 800 volts fornecida pela Foxconn. O modelo deve ter portas deslizantes e recursos como projetor e tela retrátil, funcionando como um mini cinema móvel — um detalhe pensado especialmente para agradar consumidores chineses, indicando o mercado-alvo inicial.
Há indícios de que a minivan elétrica da Sharp se relacione ao Model D EV, apresentado pela divisão automotiva da Foxconn, a Foxtron, como um “Lifestyle Multipurpose Utility Vehicle” (LMUV). O conceito prevê interior premium com quatro telas individuais e autonomia de até 660 km (WLTP) graças a uma bateria LFP de pelo menos 100 kWh. Se o Model D não for produzido, ele poderá evoluir para a minivan da Sharp, possivelmente com um design próprio, diferente do exterior assinado pela Pininfarina.
Agora é aguardar por mais detalhes e revelação oficial dessa novidade no Salão de Tóquio, que acontece durante essa semana e terá outras atrações relevantes para o setor.









