A Volkswagen anunciou um investimento estratégico de mais de US$ 200 milhões para desenvolver internamente chips de alto desempenho (System-on-Chip, SoC) na China. A iniciativa, apresentada durante a 8ª China International Import Expo, reforça a estratégia “In China, For China”, que busca ampliar a autonomia tecnológica e acelerar a transição da marca para veículos inteligentes e conectados no país.
O projeto será conduzido pela Carizon, joint venture formada entre a Cariad, divisão de software do Grupo Volkswagen, e a empresa chinesa Horizon Robotics, especializada em tecnologias de direção autônoma. Segundo Han Sanchu, CEO da Cariad China, o investimento representa um passo decisivo na construção de um ecossistema verticalmente integrado, que engloba desde algoritmos de condução inteligente e arquitetura eletrônica até o desenvolvimento de chips próprios.
Foto de: EV AutoHome
O primeiro SoC da Volkswagen deve alcançar produção em massa dentro de três a cinco anos, com capacidade de 500 a 700 TOPS por chip — o que permitirá ganhos significativos em tomada de decisão em tempo real, redundância de segurança e estabilidade operacional dos sistemas de condução autônoma, especialmente em condições de uso intenso.
A Carizon já tem previsto para 2025 o início da produção em massa de seu primeiro sistema de assistência avançada ao motorista (ADAS), concluindo a primeira fase de pesquisa e desenvolvimento local. A partir daí, começa a “Fase 2”, dedicada à consolidação de uma estrutura completa de P&D em condução inteligente e à expansão comercial em larga escala.

Foto de: EV AutoHome
Inicialmente, os chips próprios serão integrados a modelos da Volkswagen na China com funções autônomas de nível 3 ou superior, reforçando a localização das tecnologias centrais e a integração total entre software e hardware.
O novo aporte soma-se a uma série de investimentos expressivos feitos pela Volkswagen no país nos últimos anos. Desde 2020, o grupo já destinou mais de 100 bilhões de yuans (US$ 14 bilhões) para se inserir mais profundamente no ecossistema chinês de veículos elétricos e inteligentes. A empresa também inaugurou o Volkswagen China Technology Company (VCTC), seu maior centro de P&D fora da Alemanha, que já reduziu os ciclos de lançamento de produtos em 30% e os custos de desenvolvimento em 40%.
Entre os investimentos recentes do grupo estão:
Gotion High-Tech (2020) – US$ 1,1 bilhão em baterias;
JAC Group (2020) – US$ 633 milhões para expansão de capital;
Horizon Robotics (2022) – € 2,4 bilhões em joint venture para condução autônoma;
XPeng Motors (2023) – US$ 700 milhões em participação acionária;
Volkswagen Anhui (2023-2024) – mais de € 5 bilhões em novas bases de produção e P&D.
De acordo com o portal chinês iYiou, a Cariad China está próxima de concluir a produção e entrega da nova arquitetura eletrônica CEA, que funcionará como o “cérebro e sistema nervoso central” da próxima geração de veículos da marca. Os primeiros modelos com essa tecnologia e com funções avançadas de direção desenvolvidas pela Carizon devem chegar ao mercado chinês a partir de 2026.
O plano do Grupo prevê ainda mais de 20 modelos eletrificados até 2027 e cerca de 30 carros 100% elétricos até 2030, consolidando o avanço da Volkswagen rumo à era dos veículos inteligentes e conectados.









