Tecnologia

SpaceX desativa 2,5 mil receptores Starlink usados em fraudes em Mianmar


A empresa norte-americana SpaceX anunciou nesta quarta-feira (22) que desativou mais de 2.500 receptores Starlink utilizados em centros de ciberfraude em Mianmar (antiga Birmânia).

A medida foi tomada após uma investigação da agência France-Presse (AFP) revelar um aumento expressivo no uso da tecnologia para atividades ilegais no país.

“A SpaceX identificou proativamente e desativou mais de 2.500 kits Starlink nas proximidades de locais suspeitos de abrigar centros de fraude em Mianmar”, afirmou Lauren Dreyer, vice-presidente de operações comerciais da Starlink, em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Segundo a AFP, centenas de pessoas foram vistas fugindo de um dos maiores complexos de fraude do país, o KK Park, localizado na fronteira com a Tailândia, durante uma operação policial em andamento.

Na última segunda-feira (20), as forças de segurança da junta militar birmanesa realizaram uma grande operação no KK Park e apreenderam 30 receptores Starlink — apenas uma pequena parte dos dispositivos que eram utilizados no local, de acordo com autoridades e ex-funcionários do complexo.
 

A agência espacial dos EUA anunciou que pode abrir nova concorrência para a missão Artemis III, que levará astronautas de volta à Lua. Elon Musk rebateu as críticas e afirmou que o Starship ainda cumprirá toda a missão lunar

Notícias ao Minuto | 06:35 – 21/10/2025

 



Fonte: Notícias ao Minuto

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!