O avanço da tecnologia e dos recursos de segurança aumentou muito nos últimos anos. Infelizmente, com ele veio também o crescimento do ticket médio dos preços de carros novos. Ainda assim, há quem trabalhe para reverter esse quadro e apresentar soluções menos custosas — caso dos e-cars.
Mas o que é um e-car? Conceitualmente, trata-se de um carro pequeno, econômico e de zero emissões, inspirado nos kei-cars japoneses, modelos compactos e campeões de vendas no Japão por oferecerem custo baixo e praticidade no uso urbano.
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Fonte: Dacia
Sub20
A União Europeia prepara um projeto para um novo tipo de veículo elétrico para conter o aumento dos preços e reaquecer as vendas. Os e-cars serão uma categoria intermediária entre os quadriciclos pesados, como o Citroën Ami, e os automóveis convencionais, com regras mais simples e custos de produção reduzidos. A proposta será apresentada no dia 10 de dezembro pela Comissão Europeia, em Bruxelas (BEL).
Segundo o comissário europeu para a Indústria, Stéphane Séjourné, o objetivo é viabilizar modelos acessíveis. “O objetivo dos fabricantes é lançar no mercado novos veículos de pequenas dimensões com um preço entre 15.000 e 20.000 euros (entre R$ 92 mil e R$ 122 mil) e, como as exigências normativas também afetam o preço, criaremos um quadro adequado”, declarou durante o Automotive Industry Day, em Paris.

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Fonte: BYD
Hoje, produzir um elétrico barato na Europa é praticamente inviável. As rígidas exigências da União Europeia obrigam as marcas a incluir uma série de dispositivos eletrônicos e estruturais, o que encarece significativamente o produto final. Com os e-cars, Bruxelas busca um compromisso entre segurança, custo e competitividade industrial, permitindo que o continente volte a competir no segmento de entrada.
A inspiração vem do Japão, onde os kei-cars dominam o mercado há décadas com seus preços baixos e dimensões reduzidas. O Nissan Sakura, por exemplo, é um micro elétrico que custa o equivalente a R$ 60 mil e oferece espaço para quatro pessoas — um formato que a Europa quer adaptar às suas cidades e padrões regulatórios.

Nissan Sakura, um exemplo de kei-car japonês

Três-quartos traseiro esquerdo

Os interiores do Nissan Sakura
Todos pedem
A criação dos e-cars atende a uma demanda antiga da indústria automotiva. “Proponhamos revitalizar, elevar, recriar o segmento de carros subcompactos na Europa. As pessoas não têm dinheiro para comprar carros novos por mais de 20.000 euros”, disse Jean-Philippe Imparato, atual CEO da Maserati e, à época, responsável europeu do grupo Stellantis.


Fonte: InsideEVs
As montadoras pressionam há anos por uma revisão das normas para viabilizar carros pequenos e elétricos fabricados dentro do bloco. Agora, governos também se alinham à causa. O ministro das Empresas da Itália, Adolfo Urso, declarou em setembro:
“Nosso objetivo prioritário é incentivar a produção de carros de pequenas dimensões, os e-car, que são estratégicos para o mercado e necessários para as famílias.”
O apoio político e industrial dá força ao projeto, que pode redefinir o papel dos elétricos urbanos na Europa. Ao criar uma categoria de veículos sub20, a União Europeia pretende tornar a eletrificação mais acessível, preservar empregos na indústria e reduzir a dependência de modelos asiáticos de baixo custo.









