Jogos

Noruega atinge 98% de carros elétricos e fala em acabar com incentivos


Missão cumprida, ou muito perto disso. Quase todos os carros novos vendidos na Noruega já são elétricos, e o governo está iniciando um plano para eliminar gradualmente os incentivos fiscais. Uma proposta recente prevê a extinção da isenção de impostos para veículos elétricos até 2027.

O plano é reduzir o limite de elegibilidade em 2026, antes de eliminar completamente o benefício no ano seguinte. Segundo o ministro das Finanças da Noruega, Jens Stoltenberg, a transição do país para a propulsão elétrica está praticamente concluída e o incentivo não é mais necessário. “Tínhamos a meta de que todos os carros de passeio novos fossem elétricos até 2025 e… podemos dizer que o objetivo foi alcançado. Portanto, é o momento certo para encerrar os benefícios”, afirmou.




Enquanto nos EUA a eliminação do crédito federal de US$ 7.500 para veículos elétricos foi considerada prematura, na Noruega a situação é diferente. A maioria dos carros novos comprados no país já é elétrica, e a retirada dos incentivos não deve impactar significativamente as vendas. Atualmente, os veículos elétricos noruegueses estão isentos de impostos de importação, IPVA, taxas de registro e do IVA (equivalente ao nosso ICMS), que sozinho representa 25% do valor do veículo, gerando economia significativa para os compradores.

Em setembro, 98,3% dos carros novos vendidos na Noruega eram totalmente elétricos — não incluindo híbridos plug-in. Para veículos com preço acima de 500.000 coroas norueguesas (cerca de R$ 3,1 milhões), o comprador paga o IVA integral sobre o valor excedente. Por exemplo, um carro de 600.000 coroas (R$ 3,75 milhões) terá 25% de imposto sobre 100.000 coroas (R$ 625 mil), o que equivale a um adicional de 25.000 coroas (R$ 156 mil).



vw id.5 noruega

Foto de: Volkswagen

Para um veículo de 500.000 coroas (R$ 3,125 milhões), a economia é de 125.000 coroas (R$ 781 mil) só com o IVA, sem contar outras isenções. Com a nova proposta, a isenção total do IVA passaria a valer apenas para veículos abaixo de 300.000 coroas (R$ 1,875 milhão), tornando a compra de modelos populares significativamente mais cara.

Apesar da popularidade dos elétricos, grupos pró-EV na Noruega, como a Norwegian EV Association, alertam que cerca de 70% da frota total ainda usa combustíveis fósseis, o que significa que a transição completa ainda levará tempo.

O caso norueguês mostra como incentivos bem estruturados aceleram a adoção de veículos elétricos. Nos EUA, o crédito federal também impulsionou as vendas antes de ser eliminado. Na Alemanha, por sua vez, foi anunciado um novo programa de incentivo a partir de 2026, com até € 4.000 (R$ 29.375) de desconto, condicionado à renda do comprador, valor menor que em outros países europeus, onde subsídios podem chegar a € 10.000 (R$ 73.750).

A experiência da Noruega serve de referência para outros países: políticas de incentivo podem acelerar a adoção de veículos elétricos, mas a transição completa da frota depende de décadas de renovação, um cenário que não será diferente por aqui. 



Fonte: UOL

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!