Após um começo forte no Brasil, a GAC já começa a pensar em seus próximos lançamentos. Um deles será o Aion UT, um hatchback com porte de BYD Dolphin GS e GWM Ora 03 e que deverá ser apresentado por aqui em breve.
O flagra das imagens, inclusive, já indica que isto não deve demorar a acontecer. O protótipo avistado por @vinisprado e postado pelos nossos colegas do Placa Verde mostram que o modelo já roda sem camuflagem pelas ruas de São Paulo. O único ”disfarce”, por assim dizer, está na ausência de logos e emblemas.
Foto de: Redação Motor1 Brasil
Como é o GAC Aion UT
O GAC Aion UT foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Guangzhou, em 15 de novembro de 2024, com a missão de competir diretamente com outros hatches, como Volkswagen ID.3, BYD Dolphin e GWM Ora 03, tanto no mercado chinês quanto em outros países.
O hatch elétrico se destaca pelos faróis que lembram o estilo “angry birds”, pelo teto flutuante em duas cores e pelas lanternas traseiras em formato de “C”. Na China, o Aion UT está disponível em seis opções de cores externas e três configurações de interior, apostando bastante em opções de personalização.

16
Fonte: GAC
Nas medidas, possui 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.575 mm de altura. Seu maior destaque, entretanto, está na distância entre eixos de 2.750 mm, o que garante espaço interno maior do que muitos modelos médios a combustão.
No interior, o Aion UT segue um pouco da receita já vista em outros modelos da submarca Aion e que é comum em carros chineses. O destaque fica para a tela central flutuante de 14,6 polegadas, acompanhada de um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas.

Foto de: AutoHome
O multimídia é compatível com HiCar, CarLink e Apple CarPlay, além de contar com um assistente de voz com inteligência artificial, capaz de controlar funções como navegação, ar-condicionado e desembaçamento dos vidros.
Equipado com um motor elétrico de ímã permanente de 100 kW (134 cv), o Aion UT pode atingir velocidade máxima de 150 km/h. O modelo utiliza baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), fornecidas pela Inpai Battery Technology, oferecendo autonomia de até 600 km, de acordo com o ciclo chinês, mais otimista que os padrões ocidentais.

Foto de: GAC
Em segurança, a lista é extensa: seis airbags, controles de tração e estabilidade, sensores dianteiros e traseiros, câmera 360° e pacote ADAS com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo.
Por aqui, o modelo deve atuar justamente na mesma faixa dos seus rivais, ficando abaixo dos R$ 174.990 cobrados pelo Aion Y Premium, hoje o veículo elétrico mais barato da GAC no país.