Pular para o conteúdo
Primeiro evento deste ano aconteceu no Shopping Hortolândia, no sábado (15/03)
“Um sucesso!”. Esta é a avaliação do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sobre a 1ª Feirinha Pet de 2025, realizada no último sábado (15/03), no estacionamento térreo do Shopping Hortolândia, na Região Central. Segundo os técnicos, o evento permitiu que os 16 animaizinhos disponibilizados pela Prefeitura (12 gatos e 4 cães) encontrassem um novo lar. Inicialmente, a equipe havia preparado 25 animais para a Feira, mas alguns foram adotados antes mesmo do evento e outros ficaram resfriados ou indispostos e não puderam ser levados ao Shopping
Na Feirinha Pet de agosto de 2024, a adoção de três animais adultos também foi festejada pelo DPBEA. Segundo os técnicos, a adoção de animais adultos é mais difícil que a de filhotes.
“A feirinha foi um sucesso! Ultrapassou as nossas expectativas, pois, além de conseguir doar todos os animais que levamos, trabalhamos com educação sobre guarda responsável durante todo o evento. Mais importante do que encontrar um lar para os animais, é orientar as pessoas da importância de cuidar e amar os animais. Estes eventos fomentam a adoção de animais e a guarda responsável, facilitando a educação ambiental e introduzindo a consciência sobre a importância de respeitar os animais”, afirmou o diretor Vanderlei Fernando de Azevedo.

Adoção permanente
Quem perdeu a oportunidade de visitar a Feirinha Pet ainda pode encontrar seu melhor amigo animal no DPBEA. Todos os animais sob a tutela do Departamento são vacinados e vermifugados e estão à disposição dos futuros tutores gratuitamente, desde que se comprometam a praticar a guarda responsável.
Durante uma visita ao local, que fica na Rua Atanázio Gigo, 60, no bairro Chácaras Recreio 2000, a equipe de profissionais do DPBEA orientará os interessados sobre como cuidar dos animaizinhos. Segundo Azevedo, atualmente há cerca de 190 animais abrigados – 130 cães e 60 gatos, à espera de tutores amorosos e responsáveis.
Para adotar um pet é preciso levar:
- caixa de transporte (para gatos);
- coleira e guia (para cães);
- Carteira de Identidade (RG);
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- comprovante de endereço atualizado.
Para fornecer a melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.