Com o tempo, o preço dos carros elétricos novos chega ao mesmo patamar de modelos a combustão. Mas sabemos que, em sua maioria, são carros menores, mais básicos e menos potentes, o que pode não agradar uma fatia mais exigente do público. Mas há a opção do mercado de seminovos, com valores atraentes para carros que custaram bem mais quando novos.
Selecionamos 10 modelos com base em classificados e tabela Fipe. Excluímos modelos de entrada e procuramos exemplares com baixa quilometragem e bom estado de conservação, além de considerar uma média de valores, e não o mais barato disponível. Mas lembre-se: antes da compra, procure um especialista para fazer a avaliação completa.
Um dos pioneiros entre os elétricos, o Nissan Leaf pode ser encontrado desde perto dos R$ 90 mil até os R$ 140 mil, mas recomendamos a sua reestilização, ano 2022/2023, que recebeu além do novo visual e mais tecnologias, a porta Tipo 2 para recarga AC, o que facilita a recarga lenta. Por outro lado, seguiu com a ChaDeMo para carga rápida, um conector raro no Brasil.
O Nissan Leaf tem 149 cv e 32,6 kgfm, alimentados por uma bateria de 40 kWh que, em nossos testes, roda cerca de 250 a 260 km com uma carga. Pena que a recarga em AC é de apenas 7 kW, o que atrapalha bastante o uso mesmo comparado a modelos mais baratos e modernos.

O mais diferente da lista, o BMW i3 pode ser comprado por cerca de R$ 100 mil em sua versão REx (extensor de autonomia) e anos 2014 e 2015. Mas recomendamos unidades BEV, anos 2020 pra cima, acima dos R$ 120 mil até os R$ 150 mil, mais novos e menos rodados.
O BMW i3 é um carro diferente, com direito a estrutura em fibra de carbono e as rodas de 20″ com pneus 155/70, raros, mas já encontrados no Brasil para reposição, se necessário. Tem 170 cv e 25,5 kgfm, com bateria de 42,2 kWh, recarga em AC de 11 kW e 50 kW em DC.

Curiosamente, o Peugeot e-208 GT tem preço bem próximo do seu equivalente a combustão que está nas concessionárias. Com tabela de cerca de R$ 98 mil a R$ 100 mil, dependendo do ano, é vendido acima dos R$ 110 mil, sendo a maioria nessa cor amarela, uma de suas exclusividades comparado ao modelo a combustão.
O motor elétrico dianteiro tem 136 cv e 26,5 kgfm. Para alimentar, a bateria de 50kWh tem alcance de 300 km, em nossos testes, e aceita recarga em AC de 7 kW ou 50 kWh em DC, números condizentes com sua época, mas já defasados diante de novos modelos. A reestilização não chegou ao nosso mercado.

Gostou do e-208, mas precisa de mais espaço? Há o e-2008, seu SUV com quem compartilha muito, inclusive bom acabamento, equipamentos e conjunto de motor e baterias. Cheio de estilo, tem Fipe de cerca de R$ 140 mil, mas pode ser encontrado em lojas perto dos R$ 120 mil, com unidades perto dos R$ 150 mil.
Como o e-208, o e-2008 tem 136 cv e 26,5 kgfm de torque. A bateria de 50 kWh pode ser recarregada em 7,4 kW em AC e 101 kW em DC, o que já é melhor que no hatch, mostrando uma evolução. Com sorte, há poucas unidades reestilizadas no Brasil, mas acima deste valor limite que colocamos aqui. De qualquer forma, é uma boa opção.

Cheio de estilo, mas outra figura rara nas ruas, o Fiat 500e é boa alternativa para quem quer ser diferente. Com Fipe de R$ 128 mil, é anunciado desde R$ 110 mil, sempre com quilometragem relativamente baixa. Inclusive, pode ser encontrado nas cores azul/verde e o tom cinza fosco.
O Fiat 500e tem motor de 118 cv e 22,4 kgfm. A bateria é de 42 kWh, que chega a um alcance de cerca de 350 km no uso real, com recarga de 11 kW em AC e 85 kW em DC, bons números para seu porte e atual preço no mercado. Curiosamente, custa R$ 214.990 nas concessionárias, zero km, mas ainda ano 2022.

Diferenciar um Mini Cooper a combustão do elétrico é bem difícil, e isso pode ser bom. No mercado começando perto dos R$ 130 mil, a geração anterior do hatch elétrico aposta no mesmo que sua variante a combustão: estilo, dinâmica e tamanho compacto. Nesta faixa de preço, chega a ser mais interessante até que os 2.0 turbo.
São 184 cv e 27,5 kgfm em um motor elétrico instalado no eixo dianteiro. Acomodadas embaixo do carro, as baterias têm 28,9 kWh de capacidade, com recarga de 11 kW em AC e 50 kW em DC. Dica: por cerca de R$ 180 mil, já há a nova geração nas lojas, caso prefira um carro mais novo e já modernizado, com a base dedicada a elétricos.

Entre os chineses, há opções. O GWM Ora 03 GT é a versão mais completa do hatch e pode ser encontrada por cerca de R$ 140 mil em diversas cores, quilometragens e locais. Pouco o diferencia do carro que está novo nas concessionárias, inclusive no conjunto de motor e baterias.
São 171 cv e 25,5 kgfm de torque, alimentados por baterias de 63,1 kWh, uma das maiores da lista. Com quase 400 km de alcance em nossos testes, se aproxima de modelos maiores e pode ser recarregado em 11 kW (AC) e 68 kW (DC), além de um dos mais novos da lista.

Gosta do BYD Dolphin, mas não quer a versão básica? O Dolphin Plus chegou depois com mais equipamentos, estilo um pouco diferente e um motor mais potente. Por cerca de R$ 140 mil, basta escolher a combinação de cor que mais te agrada, já que todos são bitom, além do interior colorido – com direito a rosa.
São 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com baterias de 62 kWh, com capacidade de recarga de 11 kW (AC) e 88 kW em DC. O alcance é de mais de 350 km em nossos testes, um bom número, assim como o GWM Ora 03 GT.

O Bolt tem opções até na faixa dos R$ 110 mil, mas antes da reestilização. Além do visual mais moderno, tem maior capacidade de baterias, mas preço já perto do limite dos R$ 150 mil, inclusive algumas unidades do EUV.
São 204 cv e 36,8 kgfm de torque, com baterias de 64 kWh. São 7,4 kW de recarga em AC e 50 kW em DC, números que o deixam em desvantagem diante de vários concorrentes da lista, principalmente os chineses.

Abaixo dos R$ 100 mil, o Renault Zoe é mais barato que o novo Kwid E-Tech. Mas fique atento ao ano e versão, já que o atualizado melhora consideravelmente sua autonomia e equipamentos. Figura rara nas ruas, isso se repete nas lojas e nos classificados.
No mais atual, são 136 cv e 24,5 kgfm, uma bela evolução do seu antecessor. As baterias são de 52 kWh, mas é o único da lista que chega aos 22 kW em AC, indo aos 50 kW em DC. Vale observar quando aparecer à venda, pois é um bom carro.









