Apesar de não ter adotado a política de transição total de algumas de suas concorrentes na última década, a BMW tem planos grandes para seu futuro na área da eletrificação. Entre eles, estão os modelos feitos na nova base Neue Klasse, que já foi utilizada em uma das suas revoluções na década de 1960.
O primeiro fruto dessa linhagem já é conhecido. É o IX3, apresentado durante o Salão de Munique de 2025, mas não será o único. Em breve, a marca contará ainda com uma nova geração de seu sedã médio Série 3, que terá opções híbridas, elétricas e a combustão. É esse modelo, aliás, que apareceu nos últimos dias em registro de patente no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
4
Fonte: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Como é comum nesse tipo de desenho industrial, as linhas finais do modelo ainda não foram reveladas, mas o formato da carroceria já mostra muito do que veremos no modelo que deve chegar às ruas nos próximos dois anos. A mudança chegará em boa hora, já que o Série 3 atual, nascido em 2018, começa a mostrar sinais de idade.

8
Fonte: BMW
Visual retrofuturista
O design terá muita inspiração no Vision Neue Klasse, mostrado em 2023. A dianteira abandonará as gigantescas grades duplo-rim que os BMW atuais utilizam, em favor de um modelo com ares retrô que até lembra um pouco clássicos da marca como o 2002 e outros modelos das décadas de 1960 e 1970.
A lateral manterá a tradicional curva Hofmeister na coluna C, mas com linhas mais limpas e superfícies planas, utilizando ainda maçanetas escondidas nas quatro portas. Já a traseira deve trazer lanternas horizontais finas e um visual mais geométrico, como já acontece com o iX3.

BMW Vision Neue Klasse (2023)
Apesar de toda a divulgação em torno da Neue Klasse, esse nome não será usado em um carro de produção. A próxima geração do Série 3 seguirá com a nomenclatura tradicional: o modelo elétrico será chamado de BMW i3 e as versões a combustão continuarão como Série 3.
A mudança maior virá na forma de identificar as versões. A marca deixará de usar o “i” no sufixo dos motores a combustão, para não confundir com os elétricos. Assim, por exemplo, o atual M340i passará a se chamar M350.

Foto de: BMW
E quanto ao interior?
No interior, o novo Série 3 deve adotar a mesma tela de 17,9″ do iX3, que se estende do lado do motorista até o centro do painel. A cabine, porém, não será tão minimalista quanto alguns poderiam imaginar.
A própria BMW já deixou claro ao Motor1 há algum tempo que continuará oferecendo botões físicos onde eles forem necessários. “Não se trata de um carro sem botões ou elementos de controle, essa não é a nossa visão”, disse a marca.
A empresa também ressaltou recentemente que suas pesquisas mostram que os motoristas ainda preferem comandos manuais para funções como o volume do som. Por outro lado, é pouco provável que o clássico botão giratório do iDrive volte a fazer parte do conjunto.

6
Fonte: BMW
Quando chega?
No Brasil, o BMW Série 3 atual parte de R$ 346.950 na versão 320i GP e pode chegar a R$ 892.950 no M3 Competition. A próxima geração deve trazer um reajuste moderado em relação a esses números, enquanto o novo i3, totalmente elétrico, tende a ser mais caro, refletindo o investimento em tecnologia e eletrificação.
O primeiro modelo da linha Neue Klasse, o SUV iX3, já foi apresentado em 2025 durante o Salão de Munique. O novo Série 3 deve ser revelado até o fim deste ano, mas sua chegada às concessionárias está prevista apenas para 2027. Já o futuro M3, tanto a combustão quanto elétrico, deverá estrear na mesma época, consolidando a renovação completa da família.









