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baterias poderão durar 40 anos, ou até mais que o carro


Escrever sobre baterias de estado sólido é como esperar por um trem que está sempre a cinco minutos de distância, mas que nunca chega. Os fabricantes de automóveis vêm desenvolvendo essas baterias do “santo graal” há anos, mas ainda não vimos uma aplicação real no mercado de massa.

As afirmações ousadas, no entanto, continuam a aparecer muito mais rapidamente do que a própria tecnologia. Mas o que seus fabricantes pretendem fazer com essa tecnologia também pode dizer muito. Na recém-concluída Japan Mobility Show,a Toyota disse que suas baterias de estado sólido foram projetadas para durar 40 anos.




Roteiro da tecnologia de baterias da Toyota

Foto de: Toyota

Se isso for verdade, seria cerca de 2,7 vezes a idade média de um veículo de passeio nos EUA em 2025, que agora é de 14,5 anos, de acordo com o Bureau of Transportation Statistics. Keiji Kaita, presidente do Centro de Desenvolvimento de Engenharia Avançada de Carbono Neutro da Toyota, explicou essas metas à agência de notícias australiana Car Expert.

“A bateria de lítio existente que estamos fabricando agora, pelo uso típico, nossa meta é de talvez 10 anos, 90% de capacidade”, disse Kaita. “Esta [de estado sólido] tem talvez 40 anos, 90% de capacidade – esse é o potencial que estamos almejando.” Se o que a Toyota diz for verdade, isso poderá mudar radicalmente a forma como as baterias são fabricadas e usadas nos veículos.

Kaita disse à agência que, embora o custo inicial dessas baterias possa ser maior, com o tempo, elas compensarão essa diferença com a longevidade. “Portanto, inicialmente, de fato, o preço é muito mais alto – mas gradualmente se aproximará dos outros -, mas gostaríamos de usar os recursos de vida longa e superlonga [vida útil]”, disse ele.



Conceito Lexus LF-Z Electrified

Os fabricantes de automóveis e especialistas em baterias há muito tempo afirmam que as baterias de estado sólido podem proporcionar maior alcance, reduzir significativamente o peso do pacote e melhorar o perfil de segurança das células, o que significa que o risco de incêndio pode ser menor. Teoricamente, essas baterias também terão carregamento mais rápido e serão mais duráveis.

Os fabricantes de baterias também afirmam que esses novos pacotes durarão muito mais, com a Toyota afirmando que sua bateria de estado sólido de 40 anos manterá 90% de sua capacidade original ao final desse período. Atualmente, as montadoras costumam oferecer garantias de oito anos para seus pacotes de alta tensão. A Tesla afirmou anteriormente que, em média, suas baterias de íon-lítio podem durar 200.000 milhas com cerca de 90% de retenção de capacidade.

No entanto, todas as empresas de baterias têm estimativas diferentes sobre o tempo que elas podem durar, embora pareça haver algum tipo de consenso de que as baterias de estado sólido podem suportar um número muito maior de ciclos de carga-descarga.

A Solid Power, sediada no Colorado, que está trabalhando com a BMW para desenvolver tecnologia de estado sólido, afirma que suas baterias experimentais de estado sólido podem durar mais de 1.000 ciclos de carga. Um estudo da Universidade de Harvard afirmou ter desenvolvido uma bateria que manteve 80% de sua capacidade original após 6.000 ciclos. A Samsung SDI não forneceu uma estimativa com base nos ciclos de carga e descarga, mas afirmou que suas baterias de estado sólido serão projetadas para durar 20 anos. 

Os possíveis benefícios podem ser menos substituições, custos mais baixos durante a vida útil de um veículo e uma redução significativa do impacto ambiental da produção de baterias – menos baterias significam menos trabalho intensivo de mineração e também menos desperdício em longo prazo.



Conceito do Toyota Corolla (2026)

Conceito do Toyota Corolla (2026)

Foto de: Toyota

Para dar vida aos seus sonhos de estado sólido, a empresa fechou acordos com o fornecedor de eletrólitos Idemitsu Kosan e com o fornecedor de materiais de cátodo Sumitomo Metal Mining. Este último disse que priorizará o fornecimento à Toyota primeiro, seguido por outros clientes.

Também ouvimos relatos conflitantes sobre onde a Toyota implantará primeiro as baterias de estado sólido. Gill Pratt, cientista-chefe da Toyota e diretor do Toyota Research Institute, disse anteriormente que a primeira aplicação poderia ser em um híbrido da Toyota. Mas na feira Japan Mobility 2025, a empresa indicou uma aplicação de “alta potência, compacta e de longo alcance”. Portanto, a versão de produção desse Lexus Electrified Sport Concept, um possível sucessor do LFA, poderia ser uma aplicação lógica.

Ou, quem sabe, tanto um carro híbrido quanto um esportivo poderiam ser produzidos no mesmo período de 2027 a 2028. De qualquer forma, a Toyota vem prometendo baterias de estado sólido há muito tempo, mas se ela finalmente conseguir cumprir essas grandes promessas, o mercado de veículos elétricos poderá sofrer uma grande reinicialização.



Fonte: UOL

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