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bateria sólida com dobro de autonomia chega em 2028


Toyota confirma baterias de estado sólido em 2028 para carros elétricos

A Toyota voltou a confirmar o cronograma de lançamento de suas baterias de estado sólido, tecnologia vista como um dos principais avanços para veículos elétricos. Durante o Japan Mobility Show 2025, Keiji Kaita, presidente do Centro de Desenvolvimento de Engenharia Avançada para Neutralidade de Carbono da marca, afirmou que a empresa “está cumprindo a tabela de marcos” e mantém como prazo final o ano de 2028.

A declaração reforça previsões anteriores da Toyota, que em diferentes momentos havia citado 2026 e 2027 como possíveis datas de estreia. Agora, segundo Kaita, o desenvolvimento segue dentro do esperado. “Ainda faltam dois ou três anos, no máximo, para vermos a primeira Toyota elétrica equipada com baterias de estado sólido”, disse o executivo em entrevista à revista britânica Autocar.




Conceito antecipa nova geração do Toyota Corolla – Fotos ao vivo

Foto de: Motor1 Brasil

O objetivo da fabricante japonesa é lançar uma nova geração de veículos elétricos capazes de dobrar a autonomia e reduzir pela metade o tempo de recarga. De acordo com o CEO da Toyota, Koji Sato, essas baterias se destacam por oferecer alta densidade energética, tamanho reduzido e longa durabilidade, combinando desempenho superior com maior eficiência.

Sato apresentou no evento o Corolla Concept 2026, que representa parte dessa futura linha de elétricos mais avançados.

Além do desempenho, a Toyota busca diminuir o impacto ambiental da produção. Segundo Kaita, a prioridade é reduzir as emissões de CO₂ durante o processo de fabricação dos materiais e ampliar a vida útil das células. “O mais importante é desenvolver uma bateria que dure mais tempo”, afirmou.

Ainda não está definido qual modelo será o primeiro a receber as novas baterias — pode ser um SUV, sedã, esportivo ou outro segmento. Também não se sabe se a estreia ocorrerá sob o logotipo Toyota ou Lexus. “Deixo isso à imaginação de vocês”, disse Kaita de forma enigmática.

As declarações durante o salão japonês vieram pouco depois do anúncio de uma parceria entre Toyota e a Sumitomo Metal Mining, que será responsável pela produção de catodos para as futuras baterias. Segundo o diretor técnico da empresa, Hiroki Nakajima, os novos acumuladores poderão até ser adaptados à atual plataforma elétrica da Toyota, embora o ideal seja uma arquitetura específica para aproveitar todo o potencial da tecnologia.

Com o cronograma agora apontando para 2028, a expectativa é que o desenvolvimento das baterias de estado sólido finalmente chegue à fase de produção em larga escala — um marco que pode redefinir o desempenho e a eficiência dos veículos elétricos da próxima década.



Fonte: UOL

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