Jogos

Verstappen voa e triunfa em Austin; Bortoleto é 18°



Max Verstappen dominou as classificações para o GP dos Estados Unidos, conquistando a pole position para ambas as corridas da Fórmula 1 no Circuito das Américas. O holandês terminou a corrida sem grandes problemas à frente de Lando Norris e Charles Leclerc, com Gabriel Bortoleto cruzando a linha de chegada apenas em 18°.

Verstappen largou muito bem, assim como Charles Leclerc, da Ferrari, que rapidamente assumiu a posição de Lando Norris, enquanto Oscar Piastri conseguiu avançar para quinto, fazendo George Russell cair para sexto. Gabriel Bortoleto, por sua vez, também perdeu posição.

Alexander Albon causou a primeira bandeira amarela rápida da sessão, mas o piloto continuou no traçado, caindo para a última posição. Isso não afetou a vantagem de Verstappen sobre Leclerc que chegava a quase dois segundos.

 

Gabriel Bortoleto chegou a perder uma posição na largada, mas rapidamente se recuperou e ultrapassou Franco Colapinto, tomando a 15ª posição.

Enquanto Leclerc e Norris disputavam pela segunda posição, Verstappen conseguia abrir quase três segundos de vantagem sobre o carro da Ferrari, impedindo o monegasco de usar o DRS para se proteger do carro #4.

Piastri, da McLaren, por sua vez, não estava demonstrando muito ritmo para conseguir colocar nenhuma pressão sobre Lewis Hamilton pela quarta posição. O australiano não conseguia se encaixar menos de um segundo atrás do britânico para abrir o DRS.

Andrea Kimi Antonelli foi responsável pela segunda bandeira amarela depois de rodar na Curva 15, mas voltou para a corrida. Carlos Sainz, por sua vez, teve o pneu furado e abandonou a corrida, chamando o Safety Car Virtual. Os dois pilotos tiveram um pequeno toque.

 

Como Leclerc largou de pneus macios, em poucas voltas começou a perder um pouco o ritmo para Norris, que se aproximava e tentava retomar sua posição atrás de Verstappen.

A verdadeira briga ficou entre os dois pilotos pela segunda posição, enquanto Piastri tentava se proteger de Russell, que já havia avisado que o australiano estava parecendo muito lento à frente.

Na volta 21, Norris finalmente conseguiu chegar na Ferrari de Leclerc na reta do Setor 2 e retomou a segunda posição, tentando abrir a diferença para os carros atrás, apesar da chance de chegar em Verstappen estava baixa, com mais de 11 segundos de desvantagem.

 

Apesar de Russell ter dito que estava sentindo Piastri mais lento, o britânico não conseguia fechar a diferença para menos de um segundo e conseguir abrir o DRS, dificultando qualquer possibilidade de ataque.

Norris parou na volta 33, tendo um pit de 3s8 (em comparação com 2s3 de Piastri algumas voltas antes) e voltou logo atrás de Leclerc, que calçou pneus médios depois de 20 voltas. Verstappen, por sua vez, teve uma ótima parada e se manteve na liderança.

Duas voltas depois, Oliver Bearman, enquanto disputava com Yuki Tsunoda pela sétima posição, acabou rodando e causou uma rápida bandeira amarela.

 

Nas últimas voltas, Norris voltou a se aproximar de Leclerc, abrindo mais de 12s de vantagem para Hamilton, impedindo qualquer pressão por trás e conseguindo lutar pela segunda posição. A ultrapassagem veio na volta 51, com o britânico retomando a posição em que largou.

Verstappen cruzou a linha de chegada sem nenhum problema como vencedor, pouco mais de sete segundos à frente de Norris e Leclerc. Hamilton terminou 10 segundos atrás do companheiro de equipe, com Piastri ficando preso atrás da Ferrari e sem ser atacado por Russell. Bortoleto terminou a corrida apenas em 18°.

 



Fonte: UOL

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!