A nova geração do BYD Dolphin já roda em testes. Um protótipo fortemente camuflado, identificado como o novo Dolphin 2026, foi flagrado em testes nas estradas da China de acordo com o CarNewsChina. As imagens sugerem que o compacto elétrico passará por uma reformulação completa, com mudanças no design, nova plataforma e possibilidade de versão híbrida com extensor de alcance — tecnologia que pode ter papel importante no mercado brasileiro.
Atualmente, o Dolphin é um dos carros elétricos compactos mais vendidos da China, com 21.888 unidades em setembro. A nova geração deve ser lançada entre junho e agosto de 2026, e contará com uma evolução da atual arquitetura e-Platform, com estrutura CTB (cell-to-body), que integra as células da bateria à carroceria para melhorar rigidez e eficiência, a exemplo de modelos como o Yuan Pro e Seal.
Foto de: CarNewsChina
De acordo com o site chinês Autohome, o novo Dolphin abandona o estilo monovolume e volta ao formato de hatchback tradicional, com coluna A redesenhada, faróis com projetor e DRL em faixa contínua e lanternas interligadas por uma barra de LED. As proporções devem se manter próximas às do modelo atual (4,28 m de comprimento e 2,70 m de entre-eixos).

Foto de: CarNewsChina
Fontes ouvidas pelo CarNewsChina indicam que o modelo adotará tração traseira e uma nova suspensão multilink (também na versão de entrada), o que deve aprimorar conforto e dirigibilidade. Também são esperadas baterias maiores e motores mais potentes, capazes de ultrapassar 520 km de autonomia no ciclo CLTC, utilizando a nova Blade Battery 2.0 com melhor desempenho em baixas temperaturas.

6
Fonte: BYD
O ponto mais relevante, no entanto, é o rumor de que o novo Dolphin terá uma versão híbrida com extensor de alcance (EREV). Essa configuração combina um motor a combustão como gerador com tração 100% elétrica, ampliando a autonomia total — uma solução que se alinha diretamente à estratégia da BYD no Brasil.
Durante a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA), a BYD apresentou o primeiro motor híbrido plug-in flex do mundo, capaz de rodar com etanol, que estreará no Song Pro 2026 no início do próximo ano e se estenderá a outros modelos. Caso o Dolphin ganhe de fato uma versão híbrida global, o hatch pode se tornar um dos principais candidatos a receber esse sistema no Brasil, ampliando o apelo do modelo em um mercado que ainda valoriza bastante os modelos híbridos.
O lançamento na China é esperado entre junho e agosto de 2026, com preços entre 99.800 e 129.800 yuans — cerca de R$ 75.800 a R$ 98.600 em uma conversão direta. Ou seja, mesmo com as melhorias técnicas não deve se distanciar em valores do modelo atual.
Fontes: CarNewsChina