Pular para o conteúdo
Frota de ônibus elétricos e aplicativos para atendimento aos usuários dos serviços de transportes foram batidos por representantes de cidades de todo o Brasil
A sexta-feira (11/04), foi marcada pelo último dia das palestras da 92ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e Reunião Extraordinária do Fórum Nacional. Nos dois dias de evento, Hortolândia foi a cidade anfitriã, recebendo aproximadamente 250 secretários e dirigentes de Mobilidade Urbana de cidades do Estado de São Paulo e do Brasil. Temas como a eletrificação das frotas de ônibus, inovações e tecnologias para a mobilidade urbana, benefícios da adesão do sistema eletrônico de notificações e assuntos de impacto como a modernização de sistemas e criação de aplicativos que facilitem os serviços utilizados pela população foram debatidos para a troca de experiências.
“Muita troca de experiências e alinhamento de ações que sejam produtivas para a população de cada cidade foram a tônica de mais um fórum. Hortolândia segue com o trabalho sendo desenvolvido para entrarmos no futuro preparados, em todos os aspectos, com uma nova maneira de equilibrar o desenvolvimento da cidade com a segurança no trânsito”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana de Hortolândia, Atílio André Ferreira.
ELETRIFICAÇÃO DA FROTA
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, oito novos veículos elétricos do transporte público municipal serão entregues à cidade até o final deste mês. Ecologicamente corretos, os veículos não emitem gás carbônico (Co2) na atmosfera, evitando a poluição, possuem carregador para cabo USB, ar condicionado, assentos preferenciais para idosos e gestantes, acessibilidade no embarque e desembarque para pessoas com deficiência. O ônibus comporta 36 pessoas sentadas. Os veículos também contam com wifi, sistema de câmera de segurança e painel elétrico.
Na quinta-feira (10/04), primeiro dia do fórum, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana e ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Eduardo Andia, comentou sobre a eletrificação da frota do transporte público coletivo em Hortolândia. “O trabalho realizado em mobilidade urbana aqui em Hortolândia pode ser tratado como exemplo para as cidades da região e para o Brasil. Além dos ótimos números apresentados em relação a segurança viária, as obras que conectam as regiões do município e as outras cidades vizinhas, hoje, pudemos ver estes novos ônibus. Conforto para passageiros e motoristas, sustentabilidade em alta, enfim, esta cidade dá um salto de qualidade e serve como modelo para o futuro”.
O Fórum Paulista de Mobilidade Urbana é uma entidade fundada por prefeitos, secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e de trânsito, que realiza reuniões a cada três meses. As sugestões das reuniões elaboradas no Fórum Paulista são encaminhadas para órgãos estaduais e nacionais como o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ministério das Cidades e outros.
Para fornecer a melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.