A BMW está colaborando com a startup Solid Power no desenvolvimento de baterias de estado sólido. Agora, a Samsung SDI também entra na parceria, e isso é especialmente relevante.
A presença do gigante sul-coreano adiciona à aliança uma empresa capaz de iniciar rapidamente a produção em larga escala, acelerando a chegada massiva desse novo tipo de bateria ao mercado.
Segundo o acordo entre BMW, Solid Power e Samsung SDI, será a Samsung SDI quem fornecerá à BMW células com eletrólito sólido produzidas conforme as especificações da Solid Power. Ou seja: a Solid Power tem a tecnologia, e a Samsung SDI (sexto maior fabricante do mundo, atrás dos chineses CATL e BYD e das sul-coreanas LG Energy Solution, Panasonic e SK On) tem capacidade industrial.
Foto de: InsideEVs
A primeira é a forma das células. A Solid Power produz células prismáticas, enquanto a BMW recentemente deixou de usá-las e passou a células cilíndricas, como nos iX3 com plataforma Neue Klasse. Será necessário retroceder? Não há impedimentos, considerando que ainda faltam alguns anos para o lançamento comercial e que, respeitando limites de dimensões externas do pacote de baterias, há flexibilidade interna.
O segundo ponto é que o acordo menciona explicitamente que a BMW desenvolverá módulos e pacotes de baterias para essas células. Atualmente, porém, a montadora não planeja usar módulos, tendo adotado a arquitetura cell-to-pack. Haverá mudanças nesse plano? Ainda é incerto.

Foto de: BMW
Independentemente dos detalhes técnicos, a união entre BMW, Solid Power e Samsung SDI criou um ecossistema completo para o desenvolvimento e produção de baterias de estado sólido, com toda a cadeia de suprimentos pronta para suportar a fabricação em grandes volumes.
A produção em larga escala pode acontecer rapidamente. A Samsung SDI já havia sinalizado disponibilidade para 2027, e a colaboração com a Solid Power representa um passo importante rumo a esse objetivo.
“Com a entrada da Samsung SDI em nossa parceria com a Solid Power, adquirimos um impulso significativo no desenvolvimento de novas tecnologias para células de bateria”, afirma Martin Schuster, vice-presidente de Células e Módulos de Bateria da BMW.
“Essa colaboração global reforça nosso principal objetivo: sempre oferecer aos clientes tecnologias de bateria de ponta”.

12









