Jogos

BMW confirma novo i3 elétrico, sucessor do Série 3, com produção em 2026


A BMW confirmou oficialmente que o próximo modelo da família Neue Klasse será o novo i3, um sedã totalmente elétrico que representará a oitava geração do Série 3. A informação foi revelada pelo CEO Oliver Zipse durante a conferência de resultados do terceiro trimestre de 2025. A produção do novo i3 começará na segunda metade de 2026, na fábrica principal da marca em Munique, e deve ser posteriormente ampliada para outras unidades, incluindo a planta de San Luis Potosí, no México.

Zipse afirmou que o novo i3 trará “a Neue Klasse e seus clusters tecnológicos para o coração da marca BMW”, destacando que o sedã terá papel central na transição da empresa para uma linha totalmente elétrica. O modelo, conhecido internamente pelo código NA0, será a versão de produção do conceito Vision Neue Klasse, apresentado pela primeira vez no IAA Mobility 2023 em Munique.




A fabricante já havia iniciado a nova geração de sua linha elétrica com o BMW iX3, que começou a ser produzido recentemente na nova fábrica de Debrecen, na Hungria. Segundo o executivo, a demanda inicial pelo SUV superou as expectativas, com pedidos na Europa já estendendo-se até meados de 2026. O sucesso do iX3 reforça a estratégia da marca de migrar progressivamente suas linhas tradicionais para a arquitetura elétrica.

O novo BMW i3 utilizará a plataforma Neue Klasse, desenvolvida com base em uma arquitetura de 800 volts e células de bateria cilíndricas. No caso do sedã, as células terão 95 milímetros de altura e 46 mm de diâmetro, diferentes das usadas no iX3, que adota células de 120 mm. A variação reflete o perfil mais baixo do três-volumes e a necessidade de otimizar peso e eficiência aerodinâmica.

Embora compartilhe a mesma base de propulsão modular do SUV, o i3 deve oferecer menor potência e autonomia ajustada, em função do pacote de baterias mais compacto. Mesmo assim, o desempenho deve superar o do atual i4, indicando uma clara evolução tecnológica.



BMW New Class Sedan i3 (2026) em testes (fotos oficiais)

BMW New Class Sedan i3 (2026) em testes (fotos oficiais)

Foto de: BMW

A Neue Klasse também introduz um novo sistema de integração “cell-to-pack”, substituindo os módulos prismáticos da plataforma atual CLAR, usada nos modelos híbridos e elétricos existentes. Essa mudança permitirá maior densidade energética e recarga mais rápida, além de reduzir custos de produção.

Durante a apresentação, Zipse reafirmou que os recursos da Neue Klasse não serão exclusivos da plataforma elétrica. Elementos individuais poderão ser incorporados à CLAR em outros modelos, como as linhas 7 Series e X5, que passarão a usar tecnologias derivadas da Neue Klasse até 2027.

Ao todo, a BMW planeja lançar 40 novos modelos e atualizações até 2027 com design e tecnologias herdadas da nova arquitetura. Isso incluirá também variações regionais voltadas à China, onde a marca coopera com empresas locais como Alibaba Banma, DeepSeek e Momenta, para integrar sistemas digitais e de condução autônoma específicos do mercado asiático.

Zipse enfatizou ainda que o desempenho global da BMW no terceiro trimestre demonstra a solidez da estratégia de “abertura tecnológica” da marca. Mesmo com o cenário desafiador na China, o grupo registrou crescimento de 8,7% nas vendas mundiais entre julho e setembro de 2025, impulsionado justamente pelos veículos elétricos e esportivos M.

Com o novo i3, a BMW prepara um capítulo decisivo de sua eletrificação, reposicionando o nome que antes identificava um compacto urbano em um sedã premium de alcance global, alinhado à nova geração de design, software e eficiência energética que definirá a marca a partir de 2026.



Fonte: UOL

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!