A especialista britânica em motores elétricos YASA, adquirida pela Mercedes-Benz em 2021, superou seu próprio recorde de densidade de potência com seu mais recente protótipo axial-flux. O motor, leve e compacto, pesa apenas 12,7 kg e entrega um pico de potência de 750 kW, equivalente a mais de 1.000 cv em curto período, estabelecendo um novo marco tecnológico para motores elétricos de alta performance.
Em julho, YASA havia registrado densidade de 42 kW/kg com uma versão de 13,1 kg, resultado de testes em protótipos anteriores. O aumento de cerca de 40% na densidade de potência, alcançado com o motor mais recente, reforça o potencial da tecnologia axial-flux em superar os limites dos motores radiais convencionais. Embora o recorde ainda não seja oficialmente reconhecido, ele representa um avanço significativo na engenharia de propulsão elétrica.
Foto de: YASA
Os motores de fluxo axial se diferenciam dos motores radiais tradicionais pelo alinhamento do campo magnético do estator ao eixo de rotação, em vez de ao raio. Essa configuração aumenta a densidade de potência, reduz o peso e permite um design mais compacto, geralmente em formato de disco. Essa tecnologia tem aplicações reais em veículos de alto desempenho, como os supercarros híbridos da Ferrari e Koenigsegg, além de modelos-conceito e protótipos da Mercedes-Benz, incluindo o Vision One-Eleven e o AMG GT XX.
Segundo o CTO Tim Woolmer, o motor não foi desenvolvido apenas para alcançar picos de potência. A capacidade de potência contínua é estimada entre 350 kW e 400 kW (aprox. 476–544 cv), o que o torna adequado para aplicações de alto desempenho em futuros veículos elétricos. “Alcançar 750 kW de pico e 59 kW/kg é uma validação da nossa tecnologia de próxima geração, mostrando o que a engenharia focada é capaz de alcançar”, afirmou Woolmer.

Foto de: YASA
O CEO Jörg Miska acrescenta que a densidade do novo motor é três vezes superior à dos melhores motores radiais disponíveis atualmente, destacando a capacidade da YASA de transformar inovação em resultados concretos. “Estamos entregando tecnologia tangível que redefine os limites do design de motores elétricos”, disse Miska.
Além de superar recordes de densidade de potência, os motores da YASA oferecem alto torque e eficiência, permitindo configurações de múltiplos motores em um único veículo sem comprometer espaço ou peso. Com validações de desempenho reais em dinamômetros e protótipos de veículos, a empresa sinaliza que a tecnologia está pronta para influenciar o futuro da propulsão elétrica de alto desempenho, mesmo antes de sua produção em larga escala.









