Cada vez mais comuns nas ruas, os carros eletrificados irão avançar muito mais. As vendas de veículos desse tipo no Brasil, incluindo elétricos puros (BEV) e híbridos (HEV e PHEV), devem acelerar a partir de 2027 e impulsionar uma transformação profunda na matriz energética nacional. Segundo projeção da Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil, o país poderá ter mais de 35 milhões de veículos eletrificados em circulação até 2040, resultado de um crescimento anual médio de até 106% nas vendas entre 2022 e 2029.
A expansão da frota eletrificada terá impacto direto no consumo de combustíveis fósseis. O levantamento estima que, até 2030, o Brasil consumirá 8 bilhões de litros a menos de gasolina (12% da demanda atual) e 6 bilhões de litros a menos de diesel (10%). Em 2040, a redução deverá atingir 37 bilhões de litros de gasolina e 41 bilhões de litros de diesel, equivalentes a 59% e 66% das demandas atuais, respectivamente.
“A eletrificação veicular e seus impactos, principalmente pensando em futuro, são um dos principais pontos de discussão sobre transição energética e operação de baixo carbono”, explica Daniel Martins, sócio da Strategy&.
Geely EX2 desembarca no Brasil e será lançado em novembro
Foto de: Geely
O estudo também projeta que as vendas de caminhões leves e ônibus elétricos crescerão 100% em 2028, impulsionadas por novos modelos e análises de custo total de propriedade (TCO) que consideram aquisição, manutenção e combustível. Em 2030, o avanço nas vendas deve chegar a 79% nos caminhões pesados e 47% nos veículos de passeio, com participação de 97% e 66%, respectivamente, em 2040.
As projeções indicam ainda que, em sete anos, 26% da frota de caminhões leves e ônibus, 11% dos carros de passeio e 80% dos caminhões pesados estarão eletrificados. Em 2040, a participação sobe para 65%, 51% e 37%, respectivamente, nos mesmos segmentos.

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Fonte: Motor1 Brasil
As estimativas da PwC reforçam o momento de virada da indústria automotiva brasileira. Em 2025, o país vive a inauguração de novas fábricas e o anúncio de grandes investimentos em eletrificação. A BYD iniciou a operação de seu complexo industrial em Camaçari (BA), onde serão produzidos modelos 100% elétricos e híbridos. Já a GWM inaugurou sua planta em Iracemápolis (SP), dedicada inicialmente à produção de híbridos e híbridos plug-in.

GWM Tank 300 e Wey 07 no Brasil
Foto de: GWM
Outras marcas chinesas também planejam fabricar carros elétricos no país nos próximos anos. A Leapmotor, em parceria com a Stellantis, iniciará operações locais a partir de novembro de 2025. A GAC Motor e a Geely também confirmaram planos de nacionalização futura, sinalizando uma nova fase de industrialização voltada à mobilidade elétrica.
Esses movimentos reforçam o cenário projetado pela PwC de aceleração da eletrificação a partir de 2027, com aumento da oferta de veículos, redução de custos e expansão da infraestrutura de recarga. Em paralelo, o governo discute políticas de incentivo por meio do programa Mover, que deve priorizar tecnologias de baixo carbono e novos investimentos produtivos.

Avaliação GAC Aion Y 2025 (BR)
Foto de: InsideEVs Brasil
Com a ampliação da produção local e a entrada de mais fabricantes, o Brasil tende a se consolidar como um dos mercados mais promissores para a eletrificação automotiva nas Américas — exatamente o horizonte traçado pela Strategy& em suas projeções de longo prazo.
Fonte: PwC