O Mercedes-Benz EQB está fora de linha, mas isso não significa que a montadora alemã desistiu da ideia de um crossover compacto, totalmente elétrico, que possa transportar sete pessoas. Isso porque o novíssimo GLB com tecnologia EQ ocupará seu lugar a partir do próximo ano.
Programado para uma revelação oficial em 8 de dezembro, a segunda geração do Mercedes-Benz GLB provavelmente chegará às concessionárias nas Américas no final do próximo ano como modelo 2027. E, embora não saibamos como será o novo crossover até o próximo mês, a marca alemã acaba de revelar o interior do EV.
Foto de: Mercedes-Benz
Baseado na mesma arquitetura modular MMA do novo CLA, o GLB de segunda geração adota o mesmo visual de loja de eletrônicos, com nada menos que três telas no painel. Mercedes-Benz chama esse layout de MBUX Superscreen, que não deve ser confundido com o Hyperscreen que pode ser equipado nos mais caros EQS e EQE.
A empresa não informou o tamanho das telas semelhantes a TVs no novo GLB, mas elas parecem idênticas às do novo CLA. No sedã, há um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um par de telas sensíveis ao toque de 14 polegadas. Se três telas forem demais, é importante saber que o MBUX Superscreen será opcional e que as versões básicas não terão a tela do passageiro.

Foto de: Mercedes-Benz
O console central “flutuante” é emprestado do CLA, assim como os controles físicos abaixo da tela central. Os painéis das portas também são semelhantes ao do sedã, tornando o interior do GLB um lugar familiar. Onde o crossover difere bastante do seu irmão sedã, no entanto, é na quantidade de espaço interno.
Graças à sua forma quadrada e ao teto solar panorâmico de série, o modelo de segunda geração com sete lugares oferece “notavelmente” mais espaço para a cabeça nas duas primeiras fileiras de assentos e mais conforto para os passageiros da segunda fila. Na versão de três fileiras, que será opcional, toda a fileira do meio pode deslizar para frente e para trás. Dito isso, a versão de cinco lugares também oferecerá esse recurso como opção.
Falando em bons extras, o novo teto panorâmico do GLB possui vidro de segurança laminado com isolamento térmico e revestimento refletor de infravermelho, além de um revestimento de baixa emissividade (LowE) no interior. Este último ajuda a manter a cabine fresca no verão e quente no inverno. Na configuração padrão, o teto de vidro é transparente, mas se os clientes estiverem dispostos a pagar um valor adicional, a Mercedes-Benz incluirá um recurso de transparência variável que pode ajustar a opacidade de segmentos independentes em apenas 10 milissegundos. Como mais um extra opcional, o teto panorâmico pode ser iluminado na mesma cor que o restante das luzes ambiente.
Ainda não sabemos o que irá alimentar o novo Mercedes-Benz GLB, mas provavelmente ele emprestará tecnologia do sedã CLA, que pode ser equipado com tração traseira ou integral. Além de uma versão totalmente elétrica com tecnologia de 800 volts, o modelo de sete lugares provavelmente também será oferecido com um motor a gasolina mild-hybrid de 1.5 litros.









