Na corrida pelas baterias de estado sólido, entra o fabricante chinês Li Auto, um dos principais apoiadores da Sunwoda Electronic. Na Conferência de Desenvolvimento da Indústria de Baterias de Nova Energia em Pequim, a Sunwoda apresentou sua nova bateria com eletrólito polimérico. Chamada de Xin-Bixiao, ela tem tudo para levar um carro elétrico a um nível superior em termos de desempenho e durabilidade.
A bateria da empresa de Shenzhen tem uma densidade energética de 400 Wh/kg e promete resistir a mais de 1.200 ciclos antes de sofrer uma degradação excessiva do desempenho. Segundo a empresa, a Xin-Bixiao pode garantir 1.000 km de autonomia entre uma recarga e outra. Em termos práticos, isso significa que esta bateria de estado sólido pode permitir que um veículo de emissão zero percorra até 1,2 milhão de km. E isso é apenas o começo.
7
Fonte: Li Auto
A bateria de 520 Wh/kg
A Sunwoda Electronic apresentou uma amostra de laboratório que já alcança uma densidade energética de 520 Wh/kg, utilizando a mesma tecnologia da bateria apresentada na conferência de Pequim.
A Xin-Bixiao é do tipo lítio-metal com revestimento em gradiente que melhora a condutividade iônica e reduz a formação de dendritos. Possui eletrólito polimérico reticulado, econômico e fácil de produzir em comparação com eletrólitos sulfurados. Para seguir com a comercialização, a Sunwoda planeja completar uma linha piloto de células poliméricas de estado sólido de 0,2 GWh até o final de 2025.
Produção a partir de 2026
Está prevista a produção em pequenos lotes para 2026, com uma produção em escala GWh prevista até 2027. A empresa afirma que a construção e o abastecimento dos equipamentos estão quase concluídos. A Sunwoda também está colaborando com várias startups de veículos de energia renovável e com montadoras de luxo tradicionais, algumas das quais planejam usar a bateria Xin-Bixiao em seus modelos de ponta em breve.
O vice-secretário-geral da Associação Chinesa dos Fabricantes de Automóveis, Chen Shihua, explicou que a produção em massa de baterias de estado sólido pode remodelar o panorama competitivo dos veículos elétricos e fortalecer a posição tecnológica da China.









