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Nissan Sakura ganha teto solar expansível com até 3.000 km extras


A Nissan apresentou no Japan Mobility Show 2025 um protótipo do Sakura, seu kei car elétrico mais vendido no Japão, equipado com um sistema solar inédito chamado Ao-Solar Extender. O conjunto foi desenvolvido pela própria marca e tem como objetivo reduzir a dependência do carro em relação à rede elétrica.

Por ser um modelo compacto, com pouco espaço disponível no teto, a solução encontrada pela Nissan foi criar um painel solar expansível. Quando o carro está parado, uma seção adicional se abre a partir de um compartimento, ampliando a área de captação de energia. Segundo a empresa, o sistema pode gerar energia suficiente para rodar até 3.000 km por ano apenas com luz solar.




Foto de: Nissan

O Ao-Solar Extender carrega a bateria tanto durante a condução quanto com o veículo estacionado. Quando aberto, o painel adicional eleva a potência do sistema para cerca de 500 watts. Além de gerar mais eletricidade, o painel aberto cria sombra sobre o para-brisa, reduzindo o aquecimento interno e, consequentemente, o consumo do ar-condicionado.

A Nissan destaca que o sistema foi projetado para minimizar o arrasto aerodinâmico e se integrar visualmente ao design do Sakura. A montadora analisou os dados de uso de clientes do modelo e concluiu que a maioria das viagens é de curta distância — o que tornaria o uso do carregamento solar especialmente prático, reduzindo a necessidade de recargas em tomadas ou wallboxes.



Nissan Sakura com extensor de alcance solar

Foto de: Nissan

Outra vantagem é o uso em situações de emergência: o sistema pode servir como fonte de energia auxiliar em casos de desastres naturais.

O conceito do Ao-Solar Extender nasceu em um concurso interno de ideias da Nissan em 2021. A empresa confirma planos de levar a tecnologia ao mercado, mas ainda não definiu uma data de lançamento.

Painéis fotovoltaicos em carros elétricos ainda são raros, mesmo entre modelos vendidos na Europa. O Hyundai Ioniq 5 chegou a prometer uma opção do tipo, mas atualmente apenas poucos veículos comerciais leves da marca Ari oferecem esse recurso. Em países com pouca incidência solar, o ganho energético costuma ser limitado.

No entanto, em um carro urbano como o Sakura, com cerca de 180 km de autonomia, um sistema como o Ao-Solar Extender pode representar um diferencial importante: menos idas à tomada e mais praticidade no dia a dia.



Fonte: UOL

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