A GAC Aion anunciou o início da pré-venda do i60, seu primeiro modelo com extensor de alcance (EREV), a partir de 3 de novembro na China. O SUV compacto também será oferecido em versão 100% elétrica (EV) e inaugura uma nova etapa tecnológica para a marca, que até agora focava exclusivamente em veículos elétricos a bateria.
O i60 EREV utiliza o sistema Xingyuan, desenvolvido pela própria GAC, que combina um motor a gasolina 1.5L de 74 kW (99 cv) e um motor elétrico disponível em duas opções de potência: 150 kW (204 cv) ou 165 kW (224 cv).
Foto de: GAC
O conjunto é alimentado por uma bateria de 29,2 kWh, suficiente para 160 km de autonomia puramente elétrica. A autonomia total combinada ainda não foi divulgada, mas, como referência, o sistema Xingyuan equipa também o SUV Hyptec HL EREV, que chega a 1.369 km no ciclo chinês CLTC, ou seja, algo acima de 1.000 km na vida real.
Na versão 100% elétrica, o GAC Aion i60 será oferecido com três opções de bateria – 47,8 kWh, 62,3 kWh e 75,3 kWh – que garantem autonomias de 400 km, 530 km e 650 km, respectivamente. As motorizações elétricas são as mesmas do EREV, com 150 kW e 165 kW.

Foto de: GAC
O SUV elétrico tem dimensões próximas às do Aion V e mede 4.685 mm de comprimento, 1.854 mm de largura (ou 1.876 mm dependendo da versão), 1.660 mm de altura e tem 2.775 mm de entre-eixos, adotando um layout interno de cinco lugares. O design segue o padrão da linha Aion, com frente fechada, faróis unidos por uma faixa de LED e maçanetas retráteis. Na traseira, as lanternas horizontais formam uma barra iluminada com o logotipo da GAC integrado.
Com preço inicial estimado em 140.000 yuans (US$ 19.700) – cerca de R$ 106.000 pela cotação atual – o i60 enfrentará concorrentes diretos como o Geely Galaxy L7 PHEV (entre 115.800 e 169.700 yuans) e o BYD Song Plus PHEV (de 135.800 a 175.800 yuans).

5
Fonte: GAC
A GAC Aion já marca presença no Brasil, consolidando sua expansão internacional com uma linha de veículos elétricos e híbridos. A marca iniciou suas operações no país em 2024 e hoje oferece modelos como o Aion Y, Aion V, Aion ES, o SUV elétrico de luxo Hyptec HT e o GS4 Hybrid, primeiro híbrido da linha nacional.
Mais recentemente, a empresa registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o Hyptec HL EREV, SUV com extensor de alcance, sinalizando que a GAC pretende ampliar sua oferta local com modelos equipados com essa tecnologia.
Mas voltando à linha Aion. Será que o novo GAC Aion i60 – baseado no Aion V, mas com um estilo mais convencional e sistema extensor de alcance – teria fôlego para fazer sucesso por aqui contra o Leapmotor C10 na versão EREV?
Fonte: CarNewsChina









