Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada. Assim, é natural que já se comece a falar sobre o que vem a seguir. Ainda que não haja muitas informações sobre ele, já podemos ter uma boa ideia do que esperar com o Polygon Concept, apresentado nesta terça-feira, 12 de novembro.
Ainda em estágio bem conceitual, o protótipo deve seguir o mesmo caminho adotado pela Renault com seus elétricos, adotando um visual retro-futurista inspirado em um modelo icônico de sua história: o 205.
O Polygon mede menos de quatro metros de comprimento, cerca de cinco centímetros a menos que o E-208 atual, e adianta parte da nova linguagem de design e tecnologia da marca francesa. O nome representa versatilidade e personalização, segundo a fabricante. Os primeiros elementos do conceito devem estrear em modelos de produção a partir de 2027.
A principal inovação é o volante retangular Hypersquare, conectado a um sistema de direção Steer-by-Wire, que elimina o vínculo mecânico entre o volante e as rodas dianteiras. Em vez disso, o movimento é transmitido eletronicamente, o que, segundo a Peugeot, garante maior precisão, filtra vibrações e adapta o comportamento à velocidade do veículo.
Foto de: Peugeot
O Hypersquare pode girar apenas 170 graus em cada direção, limitando o ângulo de esterçamento a uma volta completa. Nos cantos, há quatro comandos circulares que permitem operar funções centrais sem tirar as mãos do volante.
O painel abandona as telas tradicionais. Todas as informações são projetadas no para-brisa por meio de um display Micro-LED, com área equivalente a 31 polegadas. O conteúdo se ajusta conforme o modo de condução – Cruise, Fun ou Hyper. Externamente, o conceito estreia uma assinatura luminosa horizontal com segmentos de Micro-LED, que exibem diferentes padrões, enquanto um pequeno display lateral informa o estado de carga da bateria.
Por dentro, o Polygon Concept aposta em sustentabilidade e modularidade. A Peugeot utiliza plásticos reciclados, peças de R-PET e tecnologias de impressão 3D. Assentos, calotas e partes do interior são intercambiáveis, e as cores e texturas podem ser personalizadas. O ambiente inclui suportes para mochilas, fones e objetos do dia a dia.
As portas em asa e o teto panorâmico reforçam o caráter conceitual, mas dificilmente chegarão à produção. A carroceria, composta por menos peças que um carro convencional, reduz peso e simplifica a fabricação — algo que também deve influenciar os futuros hatches elétricos da marca.
Considerado a prévia mais próxima do novo E-208, o Peugeot Polygon Concept combina tecnologia de direção eletrônica, design modular e visual inspirado no passado da marca. A versão de produção deve chegar a partir de 2027, com o volante Hypersquare, direção Steer-by-Wire e um i-Cockpit completamente reformulado.









