Jogos

China supera Europa e já recicla 99% dos materiais de baterias EV


Com o aumento global da mobilidade elétrica, o desafio de tornar as baterias de veículos elétricos (EVs) sustentáveis não se limita apenas à produção, mas também ao reciclagem eficiente de seus materiais. As baterias representam os componentes mais complexos, caros e ambientalmente impactantes de um carro elétrico, e a extração de lítio, cobalto, níquel e terras raras é cada vez mais questionada do ponto de vista ético e ambiental.

A China, maior produtor mundial de baterias, mostra avanços significativos nesse campo. Segundo reportagens do CarNewsChina e dados da IT-Home, empresas chinesas já conseguem recuperar até 99,6% de níquel, cobalto e manganês, e 96–98% de lítio. Esse nível de recuperação supera as metas da União Europeia, que prevê alcançar cerca de 90% de recuperação para metais críticos apenas no final da década.




Foto de: YouTube

O progresso chinês se deve a padrões nacionais rigorosos de reciclagem de baterias implementados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e à atuação de grandes players como a CATL, líder mundial na produção de baterias. Sua subsidiária, Guangdong Brunp Recycling Technology, opera mais de 200 unidades de reciclagem e planeja expandir a capacidade para 1 milhão de toneladas de baterias descartadas, utilizando processos automatizados e técnicas como lixiviação ácida (hidrometalurgia) para recuperar materiais com alto grau de pureza.

Além de baterias automotivas, os padrões chineses também se aplicam a baterias de armazenamento de energia, aplicações marítimas e outros usos industriais, promovendo um modelo de economia circular que reduz a dependência da mineração e diminui o impacto ambiental.

O país também participa ativamente da padronização internacional do setor, com cerca de 40 especialistas chineses colaborando em comitês técnicos internacionais para definir diretrizes globais sobre reciclagem e reutilização de baterias, incluindo avaliação de desempenho e classificação para segunda vida.

Nos Estados Unidos, empresas como a Redwood Materials têm capacidade tecnológica para recuperar até 95% dos principais metais de baterias EV, mas ainda precisam escalar seus processos. Incentivos do Inflation Reduction Act buscavam reduzir a dependência do mercado americano da China, qualificando materiais reciclados como “nacionais” para fins de subsídios. No entanto, a redução de incentivos e o lento avanço da infraestrutura de reciclagem dificultam desafiar a liderança chinesa no curto prazo.

Com a expansão da frota de veículos elétricos em todo o mundo, a reciclagem eficiente de baterias será cada vez mais estratégica. A experiência chinesa demonstra que é possível atingir quase 100% de reaproveitamento de materiais críticos, não apenas minimizando impactos ambientais, mas também fortalecendo a segurança de fornecimento e criando novas oportunidades econômicas.

À medida que mais baterias atingem o fim de sua vida útil, o papel de países e empresas na gestão sustentável desses recursos será decisivo para consolidar a mobilidade elétrica como uma solução verdadeiramente verde. E pouco a pouco o mito do descarte de baterias vai caindo por terra…



Fonte: UOL

Administrador

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

    Cadastre seu e-mail e receba notícias e novidades em primeira mão!